Policiais do 8ºBPM ajudam em parto de bebê em São João da Barra
Maria Laura Gomes e Virna Alencar 06/04/2020 10:31 - Atualizado em 05/05/2020 20:27
Divulgação PM
O nascimento do pequeno Bryan, na tarde desse domingo (05), em São João da Barra, aconteceu de forma que ninguém esperava. A mãe da criança entrou em trabalho de parto dentro de casa e, com o filho, foi socorrida por dois policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar. Ontem, no BPM de Campos, os dois PMs — segundo sargento Jean Carlos Barreto Henriques, de 44 anos, e cabo Amaro Newton Vilaça Filho, de 40 — comentaram sobre o ocorrido no município vizinho.
Segundo os PMs, durante patrulhamento de rotina na rua do Rosário, no Centro de SJB, eles encontraram um homem de 36 anos, que estava muito nervoso e pedia socorro para a esposa, de 37, que estava em trabalho de parto, dentro de casa. Os policiais acalmaram o pai da criança e o cabo Vilaça entrou na residência, enquanto o sargento Henriques tentava contato com o resgate do município. "Tentei acalmar aquele homem, enquanto o colega imediatamente entrou na residência, um sobrado, onde a mulher estava no segundo andar do imóvel. O marido disse que ia procurar uma vizinha, que trabalha como enfermeira, mas se deparou conosco e resolveu pedir ajuda. Estávamos no local e na hora certa para ajudar aquela família. Foi de Deus", relatou sargento Henriques.
Ao ouvir o choro do bebê e em contato com a mãe, que estava muito nervosa, o cabo conseguiu acalmá-la, pediu um lençol para envolver o bebê e a ajudou a descer as escadas. O policial conduziu o bebê em seus braços até a viatura e mãe e filho foram levados para a maternidade da Santa Casa de SJB. Os dois passam bem.
— Quando subi, a mulher tinha acabado de entrar no banheiro e estava com a criança nos braços. Tentei acalmá-la, pois, se desmaiasse, dificultaria descer com ela e o bebê pela escadaria estreita da residência e garantir que ela chegasse ao hospital com vida, pois havia perdido muito sangue. Como o bebê acaba ficando escorregadio por estar com sangue, pedi um lençol ao filho dela, um adolescente, que estava na casa. Colocamos aquela família na viatura e, ao chegarmos ao hospital, situado a cerca de um quilômetro da casa, a equipe já estava em prontidão nos aguardando. Eles passam bem e devem receber alta hoje (ontem) à tarde — detalhou Vilaça, acrescentando que, há dois anos, passou por uma situação semelhante em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e acabou acumulando experiência para lidar com esse tipo de situação.
Segundo os policiais, o bebê foi chamado pelo casal de Bryan, cujo nome significaria homem forte, corajoso. A família reside em SJB há cerca de um ano, já que o pai, que seria de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e trabalha como encarregado de mecânica, passou a trabalhar no Porto do Açu. Já a mulher é natural do estado do Paraná.
Servir e Proteger - O comandante do 8º BPM, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa lembrou que a partir do lema "Servir e Proteger", a polícia vem desempenhando um trabalhando de aproximação com a população, para que a imagem negativa de uma polícia meramente repressiva, no combate à criminalidade, seja desconstruída.
— Ações como a da Banda da Polícia Militar, presente em comunidades carentes, em datas comemorativas, como no dia das crianças; o Natal Solidário; e, nesse momento de epidemia do coronavírus, com a atuação da PM na conscientização da sociedade para o cumprimento de medidas restritivas de isolamento, são demonstrações de que estamos a serviço da população — destacou o comandante, também lembrando que todas as viaturas contam com o disque-denúncia, também sendo usado como canal para sugestões.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS