Combate ao Aedes aegypti também com fumacê
01/04/2020 19:31 - Atualizado em 05/05/2020 20:25
Fumacê combate o Aedes aegypti em SJB
Fumacê combate o Aedes aegypti em SJB / Secom SJB
O município de São João da Barra conta com dois carros fumacê para o controle espacial do mosquito Aedes aegypti adultos, transmissor de doenças como dengue e chikungunya. A aplicação de inseticida por UBV Pesado não pode ser realizada de forma indiscriminada e, por isso, segue um cronograma elaborado pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde.
Os dois veículos atendem a todas as áreas do município em escala semanal, nos horários das 4h30 às 8h e das 17h30 às 20h30, e o NCZ atende demandas através do telefone 27418449. "O carro fumacê é uma ferramenta que auxilia no controle de mosquitos, porém a principal ação a ser tomada é a eliminação de focos. Se não deixarmos o mosquito nascer, o controle é muito mais fácil e, na maioria dos casos, não precisamos nem do fumacê nas áreas", alerta o diretor do NCZ, Marcos Machado.
Ele ainda ressalta a importância de cada morador realizar a vistoria semanal em seus quintais e imóveis para eliminar possíveis focos em depósitos que possam acumular água, ambientes propícios para a incubação da larva. "A Dengue e a Chikungunya são arboviroses que podem levar a morte, por isso, precisamos da união de todos para manter a situação sob controle".
Quanto à aplicação do fumacê, por ser um inseticida, ele só é utilizado em períodos epidemiológicos específicos da doença, respeitando intervalos entre as aplicações, de modo que a saúde da população não seja, de forma alguma, colocada em risco.
Na passagem é recomendado que se abra portas e janelas, contudo, é preciso que a população tome alguns cuidados durante a aplicação do UBV Pesado, como cobrir com plástico ou tecido gaiolas, lavar com água e sabão os bebedouros dos animais, manter-se longe do veículo enquanto estiver realizando os trabalhos. No entanto, pessoas acamadas, recém-nascidos e alérgicos devem sair da área de aplicação.
 
 
Segundo dados da epidemiologia até o presente momento no município há nenhum caso notificado de dengue e ou chikungunya.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS