Comércio não é liberado em todos os municípios contemplados em decreto estadual
Camilla Silva 08/04/2020 19:55 - Atualizado em 12/04/2020 12:53
Parte do prefeitos da região Norte e Noroeste preferiu não utilizar o decreto estadual que autorizou municípios, que não tenham casos confirmados de coronavírus, a liberar a circulação interna da população e funcionamento do comércio. Foi o caso de Santo Antônio de Pádua e Cambuci, por exemplo, que mantiveram as restrições que haviam sido definidas anteriormente. Em contraponto, São Francisco de Itabapoana, Quissamã e Cardoso Moreira já formalizaram a adesão à medida.
O prefeito de Cambuci, Agnaldo Mello, afirmou que as restrições serão mantidas por tempo indeterminado e postou nas redes sociais uma nota de esclarecimento na qual disse que segundo especialistas o pico de contaminação ocorrerá entre os meses de abril e maio. “Vocês realmente acham que este é o melhor momento para reabrirmos o comércio e sinalizarmos uma certa despreocupação com essa tragédia que está impactando todo o mundo?”, questionou.
No mesmo sentido, o município de Miracema decidiu manter os comércios não essenciais fechados até, pelo menos, a próxima segunda-feira (13), quando um nova avaliação será realizada. Já a Prefeitura Municipal de Santo Antônio Pádua informou que iria manter todas as recomendações da Coordenadoria Municipal de Prevenção e Combate ao novo COVID-19, incluindo a restrição das atividades.
Em posição contrária, a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Azeredo, informou na noite de terça-feira, em transmissão pela internet, que seguiria a orientação do estado. “Não vou acrescentar e nem tirar nenhuma linha, vou seguir o decreto do governador”, disse a prefeita. A cidade investiga, atualmente, um caso suspeito da doença. O município de Cardoso Moreira, que não tem casos suspeitos ou confirmados, e o de Quissamã, que investiga três casos, também afirmaram que abririam o comércio ainda na terça.
Decreto - O governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, publicou um decreto autorizando municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, que não tenham casos confirmados de coronavírus, a liberar a circulação interna da população e funcionamento do comércio, caso os prefeitos considerem que têm condições de manter barreiras sanitárias severas para impedir a entrada do vírus. O decreto, publicado em edição suplementar do diário oficial de terça, destacou que a circulação de moradores entre municípios continua restrita, além de estarem mantidas as regras para evitar aglomerações e o fechamento de escolas públicas e privadas.
Além dos municípios mencionados acima, poderiam ter adotado a medida Carapebus, Conceição de Macabu, Varre-Sai, Natividade, Italva, São José de Ubá, Laje do Muriaé, Aperibé e Itaocara, mas estes não se posicionaram sobre a questão, apesar de procurados pela Folha. Os municípios de Macaé, Campos, São Fidélis, Itaperuna, São João da Barra, Porciúncula e Bom Jesus de Itabapoana têm casos confirmados de Saúde, segundo as secretarias municipais de Saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS