Norte e Noroeste com 29 confirmações e 589 suspeitas de Covid-19
Paula Vigneron e Camilla Silva 07/04/2020 09:42 - Atualizado em 12/04/2020 12:17
Testes rápidos para detectar coronavírus
Testes rápidos para detectar coronavírus / Divulgação - Supcom
Os municípios do Norte e Noroeste Fluminense registraram 29 casos confirmados e 589 suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) até esta terça-feira (7). Uma nova confirmação foi divulgada pela Prefeitura de Itaperuna, que contabiliza três pacientes contaminados pelo vírus. Pela primeira vez, Bom Jesus do Itabapoana também testou positivo para a doença. Com 114 mortes por coronavírus em 24 horas, o Brasil teve o maior número em um só dia. Os casos no país subiram para 14.018 e as mortes para 686. O estado do Rio tem 89 óbitos e 1.688 casos confirmados.
As outras cidades da região com casos confirmados são Macaé (14), Campos (9), São João da Barra (1) e Porciúncula (1). Até essa segunda-feira (6), o número de casos confirmados no Norte e Noroeste Fluminense era de 27 e de suspeitos, 543.
A Prefeitura de Itaperuna informou, na noite dessa segunda-feira, que mais um paciente testou positivo para a Covid-19. De acordo com o órgão, as três pessoas contaminadas seguem em isolamento domiciliar, seguindo, assim como seus familiares, todas as orientações necessárias e sendo monitorados pela secretaria de Saúde. Há 131 casos suspeitos. Ainda de acordo com o órgão, subiu para “148 o número de casos notificados de coronavírus. Entre os casos, 33 pacientes foram eletivos para a realização do exame. Três deram positivo, 14 negativos e 16 ainda aguardam resultado”.
Bom Jesus de Itabapoana, por meio da secretaria municipal de Saúde, informou que o município confirmou o primeiro caso. “Informamos a existência de 1 (um) paciente confirmado para a Covid-19, que veio contaminado de outro município, mas reside em Bom Jesus do Itabapoana, e está em isolamento residencial e sendo monitorado pela vigilância epidemiológica”. Outros dez casos suspeitos foram detectados, totalizando até o momento 27 pacientes em investigação. Desse total, 24 pacientes estão sendo monitorados em suas residências, dois pacientes estão hospitalizados e um morreu.
Em Macaé, no início da tarde desta terça-feira, foram registrados mais 11 casos suspeitos de Covid-19. As duas pessoas foram atendidas no Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus e orientadas para isolamento domiciliar. Com os dados do novo boletim, o número de pacientes monitorados pela secretaria de Saúde sobe de 271 para 282. A cidade contabiliza 14 casos confirmados e uma morte.
Na tarde de segunda, a secretaria de Saúde de Quissamã confirmou que existem três casos suspeitos de coronavírus na cidade. Os pacientes apresentaram síndrome gripal, com vínculo epidemiológico. “Duas pessoas estão em quarentena domiciliar e uma está no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus. Todos tiveram material colhido e encaminhado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro”, informou a secretaria.
Na cidade de Miracema, houve aumento no número de casos suspeitos: de sete para 22. De acordo com a Prefeitura, 20 pacientes permanecem em isolamento domiciliar. Uma mulher, de 56 anos, apresentou síndrome respiratória aguda grave e está internada em uma unidade de saúde. “A paciente tem algumas comorbidades, como diabetes, hipertensão arterial e sobrepeso”, explicou a secretaria municipal de Saúde. O município aguarda o resultado do Lacen para dois pacientes que realizaram os exames.
Em Santo Antônio de Pádua, o número de casos suspeitos subiu para 91, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta terça. Sete pacientes coletaram material para exame e aguardam resultado do Lacen. Desde o início da pandemia de Covid-19, dois casos foram descartados no município.
Conceição de Macabu descartou o único caso considerado suspeito na cidade, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura. Nas últimas semanas, sete suspeitas foram descartadas na cidade e um paciente segue em acompanhamento pela secretaria de Saúde. Cardoso Moreira também zerou o índice de casos suspeitos. A Prefeitura divulgou um comunicado oficial, informando que não foi confirmada a doença no único paciente com suspeita de coronavírus. Com isso, os dois únicos pacientes com sintomas semelhantes aos de Covid-19 na cidade, desde o início da pandemia, testaram negativo para a doença. Carapebus também descartou o único caso suspeito.
Outros municípios que monitoram casos suspeitos são: Bom Jesus do Itabapoana (27); Campos (19); Laje do Muriaé (4); São Fidélis (3); Aperibé (2); Italva (1); Porciúncula (1); Cambuci (1); São João da Barra (1) e São Francisco de Itabapoana (1).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS