Cardiologista impedida de doar sangue no Hemocentro de Campos
Catarine Barreto e Paula Vigneron 04/04/2020 14:27 - Atualizado em 12/04/2020 11:18
Cardiologista Mirza Kury
Cardiologista Mirza Kury / Genilson Pessanha
Devido à campanha de doação de sangue para o músico Osvaldo Américo, internado no Hospital Geral de Guarus (HGG) desde o dia 2 de março, a cardiologista Mirza Sampaio Peres Kury compareceu, na manhã deste sábado (4), ao Hemocentro de Campos para efetuar a doação ao artista. O resultado, no entanto, não foi como a médica esperava. Ela não conseguiu doar por conta da ausência do responsável por cadastrar doadores com 60 anos ou mais, primeira etapa para realizar a coleta de sangue. Em nota, a Prefeitura de Campos informou que neste sábado (04), mais de 40 doadores compareceram ao Hemocentro de Campos para doação. Todas as pessoas que desejam efetuar a doação são obrigatoriamente cadastradas no sistema do Ministério da Saúde e precisam atender aos pré-requisitos que constam da Portaria nº 05/2017.
A cardiologista relatou que, após olhar os pré-requisitos necessários à doação e confirmar que atendia a todos, foi ao Hemocentro para doar pela primeira vez. Ao chegar à unidade, ela foi informada de que a pessoa responsável pelo cadastro de pacientes acima de 60 anos trabalha apenas durante a semana.
— Quando cheguei lá e dei meus documentos, o rapaz falou assim: “eu não consigo fazer o cadastro da senhora porque a senhora tem 60 anos”. Aí, eu falei: “mas como? É até os 69 anos”. Ele disse que a pessoa que faz o cadastro de pessoas com 60 anos não trabalha aos sábados e domingos. Aí, eu pedi para falar com o médico. Eu sou médica e queria falar com o médico — contou.
Ao médico, Mirza explicou a situação. Ele confirmou as informações passadas à médica pelo atendente e pediu para que ela retornasse na próxima semana.
— Isso é um absurdo. Perguntei: “vocês estão pedindo para eu voltar durante a semana para doar sangue a uma pessoa que precisa de sangue?”. Ele disse que poderiam preparar o cadastro durante a semana para eu voltar no (próximo) sábado. Durante a semana, eles iam pedir à pessoa responsável para fazer o cadastro e, quando eu chegasse lá no sábado, já estaria pronto. Aí, sim, eu poderia doar. Quando eu me propus a ir lá, eu fui olhar os pré-requisitos para ver se eu tinha alguma limitação, mas eu me encaixo nas pessoas que podem doar. É inacreditável — afirmou.
Para Mirza, quando as pessoas se propõem a doar, o Hemocentro deveria facilitar o processo. A médica disse ter se sentido frustrada por não conseguir realizar o seu objetivo de efetuar a doação.
— O sistema tem que estar apto para você chegar e conseguir fazer a doação, já que a pessoa está apta para doar. Eu estou totalmente apta e não consegui doar por problema única e exclusivamente burocrático. É uma coisa que a gente deve alertar para ser corrigida. Não é crítica; é uma coisa construtiva. Você não pode abrir mão porque a saúde não espera. Uma pessoa que precisa de sangue não espera. Ela precisa para ontem, e não para amanhã. Tem que ter facilidade para que isso possa acontecer em qualquer dia e qualquer hora — afirmou.
De acordo com a Prefeitura de Campos é através do cadastro que são verificadas e atualizadas as condições do doador. O Hemocentro verifica se o doador efetuou uma doação nos últimos 30 dias, por exemplo. Lá, também está registrada a vida pregressa de doação para verificação de casos em que pessoas entre os 60 e 69 anos que desejam doar confirmem o pré-requisito desta faixa etária - ter efetuado doação antes dos 60 anos. Caso a pessoa faça parte deste grupo, mas, nunca efetuou a doação, automaticamente o sistema bloqueia o cadastro.
Para doar é necessário estar saudável, ter entre 16 e 60 anos e peso acima de 50 quilos. Pessoas com idade acima de 60 até 69 anos e que já tenham doado antes dos 60 anos, também podem efetuar a doação de sangue.
É necessário levar um documento original com foto, estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue. A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
O Hemocentro de Campos funciona no Hospital Ferreira Machado, todos os dias da semana das 08 às 18 horas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS