Norte e Noroeste com 494 casos suspeitos e oito confirmados de coronavírus
Paula Vigneron e Virna Alencar 02/04/2020 10:24 - Atualizado em 12/04/2020 15:00
Testes rápidos para detectar coronavírus
Testes rápidos para detectar coronavírus / Divulgação - Supcom
Subiu para 494 o número de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) nos municípios do Norte e Noroeste Fluminense. Em Macaé, que lidera o ranking e contabiliza seis confirmações de infecção por Covid-19, os casos chegaram a 236. Em Itaocara, a Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu nesta quinta-feira (2) dois resultados negativos para Covid-19, entre eles, o do paciente que veio a óbito. O órgão aguarda a chegada de mais um resultado. Santo Antônio de Pádua também descartou um óbito por coronavírus e no município há 86 casos suspeitos da doença. Campos conta com um caso confirmado da Covid-19 e 16 sob suspeita, entre eles, quatro em estado grave. Ao todo, 21 casos foram descartados. A cidade também registrou uma confirmação, assim como Porciúncula, totalizando oito pessoas contaminadas nas regiões. Já em Itaperuna, houve redução de suspeitas, com 104 pessoas monitoradas. Em Carapebus, um caso de morte suspeita foi descartado. Já a Região dos Lagos registrou os dois primeiros óbitos em consequência do Covid-19. Quatro casos foram confirmados, Rio das Ostras (2), Cabo Frio (1) e Casimiro de Abreu (1). No país, o número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus subiu de 6.836 para 7.910 em 24 horas, conforme o Ministério da Saúde. O número de mortes passou de 240 para 299.
A Prefeitura de Macaé, que registrava 218 suspeitas até a tarde dessa quarta-feira (1º), informou que foram notificados, entre a noite de quarta e o início da tarde desta quinta, mais 18 casos suspeitos, resultando em 236. Os pacientes foram avaliados no Centro de Triagem do Doente por Coronavírus e apresentaram sintomas de síndrome gripal. Todos foram orientados a permanecer em casa. Dos seis casos confirmados, três foram por vínculo epidemiológico e outros três, em laboratório.
Em redes sociais, a Prefeitura de Itaocara reforçou “a necessidade de se evitar a aglomeração de pessoas e o isolamento social como medidas de combate a proliferação da Covid-19”, após descartar os casos suspeitos da doença, inclusive o óbito.
Em Campos, dados mais recentes do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgados em boletim epidemiológico, apontam 12 casos suspeitos. Destes, dez estão internados, com quatro pessoas estão em estado grave. Todos aguardam resultado de exames. Na cidade, 21 casos foram descartados.
A Prefeitura de Conceição de Macabu confirmou que um caso suspeito foi notificado nessa quarta-feira. Nas últimas semanas, o município descartou três suspeitas de contaminação pela doença.
Abaixo de Macaé, aparece Itaperuna, que estava com 107 suspeitas de Covid-19, mas, com nova contagem, foram registrados menos três pacientes como suspeitos. Na nova tabela, aparecem 112 casos notificados e 104 suspeitos. “Entre os casos, 19 pacientes foram eletivos para a realização do exame. Oito deles deram negativos e 11 ainda aguardam resultado”, informou a Prefeitura. Todos permanecem em isolamento domiciliar.
Em Carapebus, um caso suspeito foi descartado após dar negativo para coronavírus e outro aguarda resultado do Lacen. A secretaria de Saúde explicou que o exame negativo era de um paciente que morreu. O município informou que aguarda a chegada de testes rápidos e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da Saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19.
Outros municípios com casos suspeitos são: Bom Jesus do Itabapoana (23); Miracema (7); São João da Barra (6); São Fidélis (4); São Francisco de Itabapoana (2); Aperibé (2); Italva (2); Porciúncula (1); Cambuci (1); Cardoso Moreira (1).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS