Mais de 800 mil pessoas vacinadas contra a gripe do estado do Rio
Camilla Silva 01/04/2020 18:53 - Atualizado em 12/04/2020 12:21
  • Vacinação contra a Influenza

    Vacinação contra a Influenza

Na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, 807.701 pessoas em todo o território fluminense foram imunizadas, segundo a secretaria estadual de Saúde. Ainda de acordo com o órgão, o público-alvo nos 92 municípios do estado da primeira são de 2,6 milhões de pessoas. Em Campos, a procura foi intensa, o que gerou a suspensão da aplicação. Em Macaé, que também chegou a ficar sem doses, a situação está normalizada nesta quarta-feira (1).
De acordo com o município de Campos, o Estado informou que não possui vacinas para envio neste momento. “A vacinação de acamados já agendada está mantida e ocorrerá nos dias previstos”, acrescentou.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) explicou que a competência de entrega de vacinas aos estados é do Ministério da Saúde; e que aos estados, por sua vez, compete distribuir aos municípios. “A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da SES informa que já recebeu do Ministério da Saúde quatro remessas de vacina contra a gripe, totalizando 2,2 milhões de doses recebidas”. A Folha tenta contato com o Ministério da Saúde Para mais informações.
Já em Macaé, a Secretaria Municipal de Saúde retomou, nesta quarta-feira (1), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A estratégia traçada será mantida e as doses são destinadas aos idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. A previsão é que a campanha alcance 16 mil idosos e cinco mil profissionais da saúde. “A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 22 de maio. Em Macaé, 13 mil pessoas já foram imunizadas”, informou.
Na região, os municípios de São Fidélis, Conceição de Macabu e Cardoso Moreira informaram que seguem realizando suas estratégias de vacinação e informaram que não tem problemas com o estoque das vacinas. São João da Barra, São Francisco e Itaperuna, apesar de procurados, não responderam se ainda possuem doses para aplicação.
A vacina protege contra três vírus da gripe Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B e não combate o coronavírus (Covid-19). Na primeira etapa da campanha nacional, o público-alvo é de idosos e profissionais de saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS