Deputado Marcão Gomes quer proibir corte de água e luz
- Atualizado em 18/03/2020 08:38
Sem cortes
O deputado federal Marcão Gomes (PL) apresentou, nessa terça-feira (17), dois requerimentos importantes na Câmara dos Deputados para o enfrentamento ao coronavírus no país. Um deles solicita o envio de indicação ao poder Executivo para sugerir a criação de projeto que garanta a proibição do corte do fornecimento de energia, água, gás canalizado e similares por parte das concessionárias e permissionárias no período de propagação do Covid-19 em todas as cidades do país. “Esses serviços são essenciais para garantir a qualidade de vida da população. Preservar alimentos perecíveis como carne, leite, entre outros, sem energia é muito difícil”.
Mais médicos
Marcão salientou que “a água é fundamental para a saúde, a limpeza das residências e a própria higienização pessoal, ainda mais necessária nesse período de pandemia. Privar os indivíduos desses serviços trará ainda maior transtorno e constrangimento, reduzindo a qualidade de vida, possivelmente aumentando a transmissão e causando impactos negativos na saúde pública”. A segunda solicitação, ao Ministério da Saúde, requer a inclusão de mais 10 profissionais do “Mais Médicos” para Campos. Ele justificou que apesar da extensão territorial, o município conta com baixa cobertura da Estratégia Saúde da Família.
Recomendação
Após reunião realizada na noite dessa terça-feira (17), a Prefeitura de Campos, Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representação Norte Fluminense da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo) recomendaram que, a partir de amanhã, o comércio campista passe a funcionar em horário reduzido, da 10h às 17h. O objetivo é prevenir o avanço do coronavírus no município, preservando a saúde da população. A recomendação poderá ser alterada conforme orientação das autoridades de saúde federais e estaduais.
Estado de saúde
Continua estável o quadro de saúde do cantor campista Dom Américo, internado desde a madrugada do último dia 02 no Hospital Geral de Guarus. De acordo com seu filho e também cantor Apollo Ramidan, ontem foi feita mais uma tentativa de tirar o tubo respirador, sem sucesso. Apollo infirmou que, segundo o médico que acompanha Dom Américo, ele ficou por pouco menos de uma hora sem o tubo, que foi recolocado por conta de insuficiência cardíaca-respiratória. Apollo solicitou ao uma visita ao HGG do secretário municipal de Saúde, o cardiologista Abdu Neme, para tentar auxiliar na retirada do tubo.
Fiscalização
Agentes de Vigilância Sanitária de São João da Barra percorreram farmácias, nessa terça (17), em uma blitz preventiva contra o novo coronavírus, orientando funcionários. Segundo a Prefeitura, outros estabelecimentos comerciais serão visitados. Entre as, estão a oferta de álcool 70% na entrada dos locais para uso dos clientes, controle do fluxo de pessoas, distância de um metro durante o atendimento e uso de máscaras quando isso não for possível. No caso de funcionário com sintomas de gripe, deve comunicar imediatamente ao estabelecimento. Novas blitzes serão feitas para verificar se estão seguidas as recomendações de decreto publicado ontem.
Trabalho continua
Mesmo com as medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus, não será interrompido o trabalho das máquinas de liberação das estradas vicinais nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, que vem sendo feito desde fevereiro. Segundo a secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, estas estradas são fundamentais para o escoamento da produção agrícola do estado. Juntas, as regiões produzem cerca de 45% do leite de todo o Rio por ano. Sozinha, a região Noroeste é responsável por 85% do café produzido anualmente.
Novas manifestações?
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estão sendo convocados, via listas de transmissão de Whatsapp disparadas por números de celulares do exterior e perfis em redes sociais, para novo ato contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso. A manifestação está prevista para o dia 31 deste mês, aniversário do golpe militar de 1964. O ato prevê ida para a frente de quartéis, exigindo que os militares tomem providências contra Legislativo e Judiciário. Protestos do tipo, como os já realizados no último domingo (15), vão de encontro aos decretos e recomendações governamentais para que sejam evitadas aglomerações devido à pandemia do novo coronavírus.
Charge do dia:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS