Ponto Final - Jardim do Liceu
06/03/2020 21:51 - Atualizado em 07/03/2020 08:07
Jardim do Liceu
O superintendente de Entretenimento e Lazer de Campos, Hélio Nahim, participará da reunião ordinária deste sábado (08) do Conselho Municipal de Cultura (Comcultura), às 10h, no Museu Histórico. Ele falará sobre a utilização do Jardim do Liceu e de seu coreto para festivais de cerveja, música e outras atividades, bem como o arrendamento de outros espaços públicos para empresários. A informação foi divulgada no Facebook pelo conselheiro Cássio Peixoto, da câmara técnica de artes visuais.
Jardim do Liceu (II)
São antigos os questionamentos de produtores culturais e pessoas ligadas à preservação do patrimônio histórico a respeito da quantidade de eventos realizados no Jardim do Liceu. “É público e notório que o coreto da praça do Liceu está em estado deplorável e sofre com a falta de manutenção. Há um parecer do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes para que o coreto não seja utilizado como palco para bandas e apresentações artísticas, o que nunca é respeitado pelos ‘festeiros’ e empresários”, criticou Cássio Peixoto na postagem.
Dia D...
Enquanto o mundo está em alerta para o aumento do número de casos do novo coronavírus, no Brasil há uma preocupação com outra doença que reapareceu: o sarampo. A campanha Nacional de Vacinação segue até a próxima sexta-feira (13), mas acontece hoje em vários municípios o Dia D para mobilização. Em Campos, a vacinação acontece das 9h às 15h, em 43 salas e dois postos volantes. O público-alvo inclui de crianças a partir de seis meses a adultos com até 59 anos não vacinados ou que estejam com o plano vacinal incompleto.
...Contra o sarampo
Portadores de HIV; pessoas com câncer; tuberculose, distúrbios sanguíneos,deterioração severa da função renal e cardíaca; após administração de gamaglobulina e transfusão sanguínea; com quadro febril agudo e gestação; entre outros tipos de doenças que diminuem os sistemas de defesa do organismo, ou que estejam em uso de medicações para o mesmo, só devem ser vacinadas com autorização médica. Para pessoas com mais de 50 anos, a recomendação é de buscarem a vacinação em caso de viagem para localidades com a circulação viral ativa e/ou com indicação médica. O estado do Rio tem uma morte confirmada pela doença.
Oportunidades
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para preencher no país mais de 200 mil vagas temporárias nos cargos de agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador. As oportunidades, temporárias, são para todos os municípios do país. Em Campos, serão contratados 483 recenseadores, para o nível fundamental. Já com exigência de nível médio, são ofertadas 60 vagas para função de agente censitário. Mais informações no site do IBGE (www.ibge.gov.br).
Nova defesa
O presidente Jair Bolsonaro defendeu novamente o projeto que amplia o conceito de excludente de ilicitude, previsto no Código Penal, para agentes de segurança em operações. Na quinta-feira, disse que vai dificultar a decretação de novas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). “É uma irresponsabilidade você mandar jovens de 20, 21 e 22 anos de idade, que são soldados engajados ou reengajados das Forças Armadas, para entrar numa linha de frente, numa verdadeira guerrilha. E daí acontece um problema, não é justo você condenar até 40 anos de cadeia um soldado, que pode ter seu filho. Nós precisamos do excludente de ilicitude”, declarou.
Excludente
Em seu discurso, Bolsonaro deu uma explicação do seu ponto de vista a respeito do tema — uma espécie de carta branca para a polícia matar. “O elemento cumpre sua missão, lógico, sem excessos, e vai para casa tranquilo. Se no combate ali morreram três, quatro, cinco, 10 ou 15 bandidos, ele não vai responder por isso. É isso que nós queremos, afinal de contas, é responsabilidade nossa dar essa retaguarda jurídica para o militar poder bem trabalhar”, afirmou. E deixou um recado: “Nós precisamos. Espero que o Parlamento vote. Se o Parlamento não quiser votar, sem problema, eu não posso interferir no Parlamento brasileiro”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS