Ações para minimizar os efeitos das chuvas prosseguem em SJB
30/03/2020 18:32 - Atualizado em 05/05/2020 20:23
Serviços para minimizar estragos provocados pelas chuvas
Serviços para minimizar estragos provocados pelas chuvas / Secom SJB
A prefeitura de São João da Barra prossegue com ações para minimizar os efeitos das chuvas fortes que ocasionaram inundações e o rompimento do dique São João, em fevereiro. Devido aos casos, o município decretou situação de emergência no dia 6 de março.
A ação é realizada em conjunto pelas secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Agricultura e Segurança Pública - Coordenadoria da Defesa Civil -, que integram o Gabinete de Crise, instalado no dia 4 de março. O trabalho prossegue com a utilização de equipamentos para drenagem, abertura de valas e também o nivelamento de ruas. Caminhões, retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas auxiliam nos serviços.
Já foram recuperados com nivelamento de areia e escoamento de água, os acessos em partes das Estradas da Sopa, do Poço e o trecho entre a BR-356 e a Estrada da Sopa, assim como diversas ruas de Cajueiro, Degredo, Atafona e Grussaí.
Além disso, foram abertas valas de escoamento para drenagem proveniente da ruptura do dique e dos índices pluviométricos em várias propriedades.
"O município monitora os índices pluviométricos e também o nivel do Rio Paraiba do Sul, a fim de levantar dados necessários para restabelecimento do trecho do dique danificado, ressaltou o coordenador de Defesa Civil, Welington Barreto.
A secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, afirma que o trabalho continuará em varias frentes de serviços, com o apoio dos equipamentos cedidos pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), mitigando os impactos ocasionados pela cheia do Rio Paraiba do Sul.
Embora seja fundamental a participação da Defesa Civil nas ações de enfrentamento ao Covid-19, o secretário de Segurança Pública, Anderson Campinho, explica que o órgão permanece também no trabalho que ja estava sendo realizado. Ele destaca ainda a participação de outros setores em todo o processo envolvendo o período de cheia, entre Guarda Civil Municipal (GCM), Fiscalização e Posturas, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), que atuou no fechamento de ruas juntamente com a GCM.
Informações e foto: Secom SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS