Fechamento do comércio mantido em São Francisco de Itabapoana
Verônica Nascimento 29/03/2020 21:22 - Atualizado em 05/05/2020 20:22
Reprodução
Na noite deste domingo (29), a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos, após reunião do secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, e o procurador geral da Prefeitura, Ricardo Cidade, com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Conselho Regional de Medicina (Cremerj), decidiu retirar as medidas de flexibilização que passariam a vigorar a partir desta segunda-feira (30) e informou, por meio de live em redes sociais, que, com exceção dos que são considerados essenciais, como farmácias, supermercados e postos e postos de combustível, entre outros relacionados no decreto anterior, todo o comércio do município deve permanecer fechado, como estratégia sanitária para enfrentamento ao coronavírus.
De acordo com a prefeita, o decreto de flexibilização será reeditado e publicado nesta segunda. Francimara lembrou que o decreto, que buscava minimizar o impacto negativo na economia de SFI, já mantinha medidas para evitar aglomerações. No entanto, por orientação dos órgãos, o isolamento social será mantido, inclusive com a fiscalização mais rígidas, se necessário com a atuação de agentes do Grupo de Apoio ao Promotores (GAP).
— Vamos manter o decreto de fechamento do comércio, mas sempre buscando, junto ao Ministério Público, à Defensoria e ao Cremerj qualquer solução para nossos comerciantes e ambulantes. O promotor Marcelo Lessa explicou que não adianta o município se posicionar de forma diferente da adotada pelos demais da região. E o momento é de compreensão e união, de seguir as recomendações da Organização mundial de Saúdem do Ministério da Saúde, do governo do estado, desses órgãos com os quais nos reunimos. Ou a gente aceita ou vai contra e precisamos do apoio de todos eles. Se aqui, às vezes, temos dificuldades para realizar um exame, imagina se tivermos mais casos da doença. Temos um paciente em isolamento e aguardamos o resultado de quatro exames. Nossa preocupação é com a vida de nossos munícipes — disse a prefeita.
Sebastião Campista também frisou que, priorizada a saúde da população, o novo decreto será feito com o aval dos órgãos reunidos neste domingo, buscando, dentro do possível, estratégias que reduzam o impacto das medidas restritivas ao comércio, como a liberação de algumas atividades específicas. “Na reunião, foi frisada duas determinações do Ministério Público e da Defensoria Pública, segundo recomendação da OMS, para evitar aglomeração e evitar a abertura de estabelecimentos comerciais, mantendo as atividades essenciais. Não como SFI, isoladamente, ir contra essas recomendações”, informou o secretário de Saúde.
Nesta segunda-feira (30), a prefeita Francimara e os demais prefeitos dos municípios fluminenses se reúnem com o governador Wilson Witzel por meio de videoconferência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS