Prefeita de São Francisco anuncia neste domingo medidas de combate ao coronavírus
29/03/2020 15:10 - Atualizado em 05/05/2020 20:22
Ascom SFI
A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos, após anúncio de flexibilização para o funcionamento do comércio, a partir desta segunda-feira, foi convocada pelo Ministério Público, Defensoria Pública e Conselho Regional de Medicina (Cremerj) para uma reunião na manhã deste domingo (29), na qual participaram o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, e o procurador geral da Prefeitura, Ricardo Cidade. Os órgãos recomendaram o alinhamento das medidas de combate ao coronavírus compatíveis com as adotadas na região e a prefeita anunciou que, às 19h de hoje, se pronunciará, por live, sobre a situação. 
A flexibilização, inicialmente anunciada, atenderia aos comerciantes, que apelaram para a gestora determinar a reabertura do comércio em razão dos prejuízos que já deverão acarretar em demissões.
Na manhã deste domingo, a prefeitura recebeu ligações de representantes das instituições estaduais e designou os representantes do município para a reunião. Após a reunião, o MP-RJ e a Defensoria recomendaram que as medidas adotadas em São Francisco estejam alinhadas com as providências tomadas pelos demais municípios em relação à circulação e aglomeração de pessoas nos estabelecimentos comerciais. As medidas serão anunciadas ainda hoje pela prefeita.
Até o momento, a maior parte do comercio lojista do município se encontra de portas fechadas em razão das recomendações contra o avanço do novo coronavírus. Somente funcionam os estabelecimentos que trabalham com produtos essenciais como alimentação, entre outros.
Inicialmente, até a reunião deste domingo, a prefeitura autorizava, a partir de segunda-feira, o funcionamento de estabelecimentos com restrições, como controle de entrada de número restrito de clientes nas lojas, a fim de evitar aglomeração. 
Na reunião estiveram presentes, além do secretário Sebastião Campista e do procurador Ricardo Cidade; o promotor de Justiça, Marcelo Lessa; a representante do Cremerj, Cynthia Cordeiro; e o médico José Roberto Crespo, presidente do Sindicato dos Médicos de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS