Prefeitura anuncia primeiro caso confirmado de coronavírus em Campos
Virna Alencar 23/03/2020 13:19 - Atualizado em 27/03/2020 14:05
 Prefeitura de Campos
Prefeitura de Campos / Supcom
O prefeito de Campos Rafael Diniz e a superintendente de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, Andreia Moreira, anunciaram no final da manhã desta segunda-feira (23), o primeiro caso de coronavírus confirmado no município. O paciente, de 37 anos, da rede privada, que se encontra em isolamento, é um caso importado e adquiriu o vírus no estado de São Paulo. Apesar do resultado positivo, autoridades de saúde aguardam a contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN-RJ), credenciado pelo Governo do Estado, que é uma rotina padrão necessária. No momento, o paciente se encontra estável e não apresenta sintomas graves. Outros 14 casos são investigados no município.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito apareceu ao lado da superintendente no Gabinete de Crise e divulgou a informação a população: "Acaba de ser confirmado o primeiro caso de coronavírus na nossa cidade. É importante deixar clara uma informação, esse exame foi feito pela rede priva, a gente precisa ainda esperar a contraprova, uma vez que a rede privada já enviou direto para o LACEN-RJ, que é o laboratório de referência no estado. A gente faz esse comunicado com base na nossa relação de responsabilidade e transparência com toda nossa população", disse.
Na oportunidade, Andreia Moreira esclareceu que trata-se de um caso de coronavírus importado. O paciente teria comparecido a uma convenção, no município paulista de Amparo, entre os dias 9 e 13 de março, quando retornou a Campos, ainda assintomático. No domingo (15), ele começou apresentar alguns sintomas e fez contato com a Vigilância Epidemiológica do município.
"A Vigilância solicitou o isolamento domiciliar desse paciente, que se encontra até hoje. No dia 18, ele foi coletado pela rede particular, o exame saiu hoje, pela manhã, nós tivemos que fazer todo um processo para o estado ficar sabendo e temos que aguardar o resultado do LACEN para confirmar positividade. O paciente teve contato com uma pessoa da família, que já estava também em isolamento, assim que ele desconfiou que tinha outras pessoas próximas a ele com os sintomas. Solicito a toda população para que permaneça em isolamento domiciliar evitando contatos desnecessários, idosos fiquem em casa, só saem para tomar vacina, de acordo com o calendário divulgado pela prefeitura", finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS