Lojistas de shoppings não precisarão pagar aluguel
26/03/2020 01:29 - Atualizado em 08/05/2020 17:40
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) atendeu ao pedido do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL), o campista Marcelo Mérida, para permitir que lojistas de destes estabelecimentos possam ficar isentos do pagamento de aluguel durante o período de fechamento em razão da pandemia do novo coronavírus.
A solicitação foi feita no dia 17 de março pela FCDL, através de ofício enviado ao presidente da Abrasce, Glauco Humai.
A decisão saiu de rodada de negociações entre a Associação Brasileira de Shopping Centers e a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Para Marcelo Mérida, esta é uma vitória do empreendedor, principalmente os de menor porte.
— É um momento muito complexo para a sociedade brasileira e para o empreendedor, principalmente do comércio, que emprega milhões de brasileiros. Por isso, tomamos várias medidas, como pedir à Abrasce que abrisse canal de diálogo, para obter a dilatação ou escalonamento de prazos, referentes ao cumprimento de contratos de locação, como aluguéis e taxas operacionais, o que acabou sendo exatamente decidido.
A Abrasce registra, atualmente, 577 shoppings em operação no país, dos quais 182 e 66 estão, respectivamente, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Cerca de 21 novos shoppings tinham previsão de ser inaugurados no país este ano. Os 577 empreendimentos em funcionamento contabilizam 502 milhões de visitantes a cada mês, com um total de 105.592 lojas e faturamento da ordem de R$ 192,8 bilhões.
As duas entidades respondem juntas por mais de 3 milhões de empregos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS