Em quarentena, Katiana Rodrigues conta histórias no Instagram junto à filha de nove anos
Matheus Berriel 31/03/2020 18:49 - Atualizado em 04/05/2020 22:18
Atriz campista cita importância do contato afetivo em tempo de isolamento social
Atriz campista cita importância do contato afetivo em tempo de isolamento social / Reprodução/Instagram
“A arte é um alimento para todos”. Foi com este pensamento que a atriz campista Katiana Rodrigues resolveu usar o perfil do Cirandarte no Instagram (@cirandarterecreacaoinfantil) para contar histórias infantis junto à sua filha Marina, de nove anos, durante a quarentena pelo novo coronavírus. A estreia da dupla de contadoras de histórias no mundo virtual aconteceu no último dia 23. Nesta quarta-feira (01), um novo vídeo será publicado na rede social.
— A iniciativa veio pela necessidade de encontrar atividades para tornar a rotina menos monótona nesse tempo de isolamento, entendendo que a arte é um alimento para todos nós. Usando a criatividade e a ludicidade, a gente estreita laços e faz viagens sem sair do lugar — disse Katiana, que nos dias 12, 13, 14 e 15 de março se apresentou no palco do Teatro de Bolso Procópio Ferreira com a reencenação do monólogo “Traídas e traidoras, somos todas Capitus”, de Arlete Sendra com direção de Fernando Rossi.
A participação de Marina, acostumada desde cedo a participar de atividades culturais com a mãe, é essencial no projeto virtual. É dela o jogo que define a história a ser construída, com cartas indicando personagem, características e missões.
— A Marina sempre é plateia minha, seja nas atividades que desenvolvo na escola onde ela estuda, seja nas minhas apresentações teatrais. Na verdade, a gravação do vídeo partiu de um jogo dela, chamado “Quem conta um conto”, um presente que ela ganhou da madrinha Joana. O jogo ganhou sentindo neste período de isolamento, porque, na rotina corrida, em meio às tecnologias, ele era pouco brincado. É urgente darmos valor a esses momentos de vivências familiares, de brincar, contar história, jogar cartas, fazer desenhos, fruir a arte. É importante pensarmos que o isolamento é social, e não afetivo — destacou Katiana.
Para a história do dia 23, “Quem conta um conto” reservou uma camponesa, batizada de Carol, que precisava ajudar a Mamãe Dragão levar seus filhotes até o pai. O vídeo teve quatro minutos e 49 segundos de duração, com o tradicional final feliz para sempre que segue encantando as crianças. Nessa terça (31), Katiana Rodrigues leu para os seguidores o livro “Poesia na varanda”, de Sonia Junqueira.
Iniciativa — Em Rio da Ostras, foi lançado pela secretaria de Educação, Esporte e Lazer o projeto “Encantando Histórias”, buscando incentivar o aprendizado e entretenimento de estudantes da rede pública enquanto as aulas estão suspensas. Contadores de histórias do município foram convidados a produzir vídeos de até 15 minutos narrando obras da literatura infanto-juvenil. Os vídeos devem ser enviados para o e-mail [email protected]. Os selecionados ficarão disponíveis ao público pelo site www.riodasostras.rj.gov.br/educacao.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS