Ponto Final - Reações após Bolsonaro convocar para protesto
- Atualizado em 27/02/2020 13:58
Outra polêmica
A polêmica envolvendo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o suposto compartilhamento de um vídeo convocando simpatizantes para manifestações contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou conta do noticiário político ontem, com reações duríssimas de ex-presidentes, deputados, senadores e ministros do STF. O centro da queda de braço está na disputa entre Planalto e parlamentares pelo controle do dinheiro das emendas. Atualmente, cerca de 94% do Orçamento nacional é carimbado com verbas obrigatórias para determinados investimentos.
E a UFF?
O governo quer uma flexibilização. Porém, com a mudança aprovada os parlamentares ficariam com a gestão de uma parte maior dos gastos não-obrigatórios, cerca de R$ 30 bilhões, enquanto o Executivo ficaria com R$ 50 bi. Bolsonaro, então, vetou a medida e, desde então, existe uma queda de braço formada. Neste meio tempo, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, disse que não aceitaria “chantagens” do Congresso e aumentou ainda mais a crise. Neste empurra-empurra, como ficará a emenda da bancada fluminense para conclusão da UFF em Campos, por exemplo?
Balanço
O Carnaval terminou e agora é hora de calcular o quanto de dinheiro circulou nos locais que ofereceram opções durante a folia. A praia campista do Farol de São Thomé esteve bem cheia durante o feriadão. Antes mesmo de começar a festa de Momo, pousadas já estavam com ocupação máxima. São João da Barra, como já é tradição, também esteva com as ruas da sede e dos distritos lotadas durante a realização do evento. Outro destino procurado na região é São Francisco de Itabapoana. Como ontem foi dia ainda de “ressaca”, o balanço deve sair nos próximos dias.
Parceria
O Governo do Estado do Rio de Janeiro e o FBI (Federal Bureau of Investigation) firmaram, ontem, em Washington, nos Estados Unidos, uma parceria para trocar experiências e aprimorar as técnicas de investigação e inteligência no combate à criminalidade. O objetivo é realizar um intercâmbio de treinamentos e informações entre profissionais da agência federal americana e as polícias fluminenses. O Memorando de Entendimento foi assinado pelo governador Wilson Witzel (PSC) e o diretor da Divisão de Investigação Criminal do FBI, Terry Wade. Segundo Witzel, a parceria é focada no combate ao tráfico de drogas e armas.
Segunda instância
Um levantamento do jornal carioca O Globo aponta que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que determina a prisão após a condenação em segunda instância já tem o apoio da maioria dos integrantes da comissão da Câmara Federal que analisa o assunto. Isso indica que a proposta deverá ser aprovada pelo colegiado ainda no primeiro semestre. De acordo com o levantamento, 22 deputados são a favor da aprovação do projeto, enquanto quatro são contra e dois ainda estão avaliando. Há três vagas em aberto, ainda não preenchidas pelas indicações partidárias. Caso todos estejam presentes, a proposta precisa de 18 votos para ser aprovada.
Fies
O resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) para o primeiro semestre de 2020 já está disponível. A lista de pré-selecionados da chamada única pode ser consultada no site do programa ou nas instituições de ensino participantes. Na modalidade Fies, o estudante deve complementar a inscrição pelo site do programa no período de 27 de fevereiro a 2 de março. Já os pré-selecionados na modalidade P-Fies deverão comparecer à instituição de ensino para validação das informações de sua inscrição e contratação do financiamento.
Militar
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou a relação de escolas selecionadas para participar do programa de escolas cívico-militares. A divulgação foi feita ontem, pelo Twitter pessoal do ministro. São 54 escolas de 22 estados e do Distrito Federal. Os estados que mais terão escolas cívico-militares são Rio Grande do Sul e Pará, ambos com cinco escolas. A implementação do modelo ocorrerá ao longo do ano, em edição piloto. No Rio de Janeiro, apenas uma unidade, na capital, foi selecionada.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS