Presidente da Câmara de Italva assume cargo de prefeito interino
- Atualizado em 19/02/2020 08:40
Interino
O presidente da Câmara de Italva Alcirley Lima (Patri) assumiu, ontem, o cargo de prefeito interino do município. O vereador continuará no comando do Executivo até a Justiça Eleitoral marcar uma nova eleição na cidade, o que ainda não tem previsão de acontecer. Em dezembro do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a condenação e a cassação da prefeita eleita em 2016 Margareth do Joelson (PP) e do vice Bruninho (PV) por compra de votos durante a última campanha.
No STF
Após deixar a Prefeitura de Italva, Margareth postou nas redes sociais e disse que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF): “Gostaria de reforçar mais uma vez que estou com minha consciência tranquila de que não fiz nada errado e que continuo sendo alvo de uma grande cilada armada pela oposição que não aceitou a vontade popular nas urnas. Continuarei lutando para corrigir essa injustiça. Já entramos com recurso no STF e vamos reverter essa decisão descabida e desproporcional, pois confio na Justiça”.
Polêmica
Logo a primeira sessão ordinária de 2020 marcou o clima que deve marcar o ano eleitoral na Câmara de Campos. Foram diversos ataques entre os integrantes das bancadas de situação, oposição e G8. Mas um dos entreveros, em especial, chamou a atenção. Depois de Álvaro César (PRTB) subir à tribuna para pedir calma aos colegas e até solicitar uma oração do vereador Pastor Vanderly (Republicanos), foi a vez de Paulo Arantes (PSDB) pegar o microfone e disparar contra o colega: “Enquanto você passou o verão em Guarapari, eu estava vendo a situação dos hospitais de perto”.
Ética
Ainda durante a fala do tucano, Álvaro César se levantou revoltado e os dois começaram a discutir em um dos momentos mais tensos da sessão, que foi repleta de faíscas. O presidente Fred Machado (Cidadania) teve trabalho para conter os ânimos e advertiu que não iria admitir novamente situações como essas e citou o vereador Silvinho Martins (Patri), que é presidente da Comissão de Ética. Criada no ano passado após vários episódios de discussões acaloradas entre os parlamentares, a comissão terá bastante trabalho até outubro se a toada continuar a mesma de ontem.
Convocações
Após nomeação no Diário Oficial de ontem, a Prefeitura de Campos convocou mais 31 aprovados em todas as etapas do concurso do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a se apresentarem, hoje e amanhã, para efetivação da posse. O grupo deve comparecer à secretaria municipal de Gestão Pública, na sede da Prefeitura, a partir das 9h, com a documentação exigida, para a conclusão do processo. Também foram convocados na edição os 73 aprovados no Curso de Formação Inicial a comparecerem amanhã, às 9h, na mesma secretaria, com currículo atualizado, para “ciência da consulta admissional”.
Igualdade racial
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, recebeu ontem, em seu gabinete, a superintendente de Promoção de Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro, Monalyza Alves, para reunião sobre a proposta de aprofundamento do município nas ações e políticas voltadas para o tema. A base é o Programa de Aconselhamento da Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com interlocução a entre secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Diretos Humanos.
Igualdade racial (II)
Segundo a Prefeitura, o primeiro passo é a criação de uma coordenadoria, que abrigue uma equipe técnica, para que os projetos desenvolvidos no Estado cheguem a São João da Barra e a população possa ser beneficiada. Carla Machado disse que o município está pronto para atender as demandas, e que essas políticas são de interesse do governo e da população. Também participou do encontro de ontem a coordenadora de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa de SJB, Cristiane Monteiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS