TSE convoca nova eleição em Italva
- Atualizado em 14/02/2020 08:13
Cassada
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou no Diário Oficial de hoje o acórdão com a decisão que cassou os mandatos da prefeita de Italva, Margareth do Joelson (PP), e o vice, Bruninho (PV). Com isso, a Corte vai comunicar a Câmara Municipal para o afastamento imediato dos dois e a convocação de novas eleições. Até a definição de uma data para o pleito suplementar, que vai assumir o Executivo será o presidente do Legislativo Alcirley Lima (Patri). Durante o plantão do recesso judiciário, a presidente do TSE, Rosa Weber, havia negado recurso do segundo colocado na eleição de 2016, Léo Pelanca, para cumprimento imediato da decisão.
Italva
O entendimento de Rosa Weber era de que o acórdão precisaria ser publicado no Diário Oficial para dar validade à sentença. O TSE confirmou, no dia 13 de dezembro, a condenação de Margareth e Bruninho por compra de votos nas eleições de 2016. Durante o julgamento, foi destacado pela Corte que em operação de busca realizada, às vésperas do pleito, os fiscais da Justiça Eleitoral apreenderam 204 bonecas, diversas cópias de títulos eleitorais, documentos de identidade, contas de energia elétrica de eleitores, entre outras peças no comitê de campanha, que ficava na casa de Margareth.
Aprovada
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer favorável à aprovação das contas de 2018 do município de Carapebus, sob responsabilidade da prefeita Christiane Cordeiro (PP). O relatório foi apresentado pela conselheira Andrea Siqueira Martins. Apesar da decisão, foram apontadas 24 ressalvas. Christiane enfrenta processo de cassação na Câmara Municipal. O relatório da comissão processante, apresentado no início do mês, recomenda o impeachment da prefeita, que é acusada de crimes de responsabilidade. A votação no plenário do Legislativo está marcada para hoje, às 16h.
Afastado
O prefeito de Conceição de Macabu, Cláudio Linhares (sem partido), apresentou à Câmara de Vereadores um pedido formal de férias por 30 dias para o tratamento de um problema de saúde no Rio de Janeiro. O vice-prefeito e pré-candidato à sucessão de Linhares, Hélio Guerhard, o Helinho (PL), toma posse no Legislativo hoje, em cerimônia marcada para às 10h. Cláudio revelou, durante a Feijoada da Folha do ano passado, que pretende se aposentar da política. Ele está no seu quarto mandato à frente do município e o segundo em sequência.
Patrimônio
O desabamento de parte da centenária Igreja Matriz de São Sebastião, em Varre-Sai, volta a chamar a atenção para o problema da conservação do patrimônio histórico na região. Edificada em 1920 no alto de uma colina, a igreja possui uma imagem do padroeiro que veio da Itália. Historicamente, as cidades se desenvolvem a partir da matriz, que se torna a principal referência da localidade, principalmente em municípios pequenos, independente da religião de cada um. Uma perda como esta é irreparável para Varre-Sai, mas liga o alerta: estamos cuidando bem dos nossos patrimônios?
Chuvas
Assim como Varre-Sai, outras cidades do Noroeste Fluminense foram novamente castigadas com as fortes chuvas. Sem o mesmo volume de água das enchentes de janeiro, o novo temporal, entretanto, foi suficiente para afetar várias atividades e causou transtornos à Educação. Os campi Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua do Instituto Federal Fluminense (IFF) suspenderam as atividades acadêmicas e administrativas devido a alagamentos e aos riscos de transbordamento de rios e de quedas de barreiras.
Capacitação
Continuam abertas as inscrições para capacitação de empresários para participação no pregão eletrônico na Prefeitura de Campos. O curso será gratuito, com vagas limitadas, e vai acontecer na próxima quarta-feira (19), às 18h30, no auditório da Prefeitura. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected], para onde os interessados deverão enviar informações como dados pessoais e telefone para contato. A implantação do pregão eletrônico cumpre decreto federal que regulamenta quanto à aquisição de bens e contratação de serviços comuns com utilização de recursos decorrentes de transferências voluntárias.
Charge do dia:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS