Restaurante Popular gera polêmica na política de Campos
- Atualizado em 01/02/2020 13:27
Restaurante
A polarização na política campista entre o prefeito Rafael Diniz (Cidadania) e o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD) voltou a ganhar destaque a partir da entrevista do deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD), apontado nos bastidores como principal articulador da pré-candidatura de Caio Vianna (PDT). Ontem, no Folha no Ar, da Folha FM 98,3, Bacellar afirmou que o Governo do Estado vai reabrir o Restaurante Popular de Campos, mas sem a parceria que a gestão Rafael buscava. E mais, mesmo sem cravar certeza, ele atribuiu a exclusão do município na iniciativa à pressão exercida por Wladimir. Na sequência, reações.
 
Bate e rebate
E as reações, diga-se de passagem, foram contundentes dos dois lados. Após ser demandado, o governo Rafael afirmou que “o interesse político do deputado federal Wladimir Garotinho foi e vem sendo o principal responsável pela não reabertura do Restaurante Popular”. Também ao ser questionado sobre o assunto, Wladimir reagiu forte: “O governo Rafael além de incompetente é mentiroso, o que me admira é o deputado Rodrigo Bacellar fazer parte da mentira. Pode ser que ele esteja sendo levado a isso, até porque ele não afirmou”.
 
Silêncio
A polarização Rafael e Wladimir agrada aos grupos políticos de ambos, já que, mesmo sem uma declaração pública deles, tudo indica que um prefira encontrar o outro no segundo turno à Prefeitura de Campos. Estranho é que, de forma intencional ou não, a polarização tenha sido reacendida logo por quem articula a candidatura de Caio. O pedetista aposta na baixa rejeição para tentar chegar ao segundo turno. O filho do ex-prefeito Arnaldo Vianna não entra nessas discussões, tenta não se desgastar. O que ninguém sabe é se a estratégia dará certo, já que a população quer saber a opinião dos atores políticos nos principais assuntos da cidade.
 
 
Risco na RJ
O trecho da RJ 216 (Campos-Farol) entre a avenida 28 de Março e o posto do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), no Parque Tropical, foi adotado por moradores da área para a prática de exercícios físicos, mas o hábito tem se tornado um risco. É comum ver pessoas correndo ou andando de skate e patins no meio da pista de rolamento, disputando espaço com os veículos, o que pode causar acidentes, principalmente no período noturno.
 
Trote solidário
A Faculdade de Medicina de Campos vai acolher, entre os dias 3 e 10 de fevereiro, os calouros dos cursos de graduação em Medicina e Farmácia com uma recepção solidária. Campanhas de doação de sangue, de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza, além de visitas a instituições assistenciais, fazem parte da programação. Além das ações solidárias, serão propostas atividades acadêmicas e lúdicas, que visam à integração dos alunos, sem constrangimentos.
 
Primeira parcela
O Governo do Estado do Rio depositou ontem a primeira parcela do 13º salário de 2020 para servidores ativos e inativos nascidos no mês de janeiro. Também receberam os pensionistas que têm o instituidor do benefício nascido em janeiro. Ao todo, foram depositados R$ 86,3 milhões para 33.684 pessoas. No último dia 28, o governador Wilson Witzel sancionou decreto que regulamenta o pagamento da antecipação de 50% do 13º para os servidores das administrações direta e indireta do Poder Executivo do Rio.
 
Bandeira verde
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou ontem que a bandeira tarifária de fevereiro será verde, ou seja, não haverá custo extra na conta para os consumidores. Segundo a agência, o mês deverá ser chuvoso nas áreas onde estão localizados os principais reservatórios das hidrelétricas e o custo de geração de energia será menor. Dessa forma, não haverá necessidade de acionamento das usinas termoelétricas, que custam mais para gerar energia.
 
Fora da UE
Depois de mais de três anos do referendo votado pelos britânicos e três adiamentos, o Reino Unido iniciou ontem sua separação da União Europeia, da qual fez parte por 47 anos. Em Londres, houve comemoração dos apoiadores do Brexit. A saída foi oficializada às 23h (horário local, 20h em Brasília). Uma hora antes, o primeiro-ministro Boris Johnson fez um pronunciamento afirmando que o Brexit “não é um fim, mas um começo” e “um momento de renovação e mudança nacional”.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS