Rio prepara plano de contingência do coronavírus para o carnaval
01/02/2020 14:16 - Atualizado em 04/05/2020 22:40
Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus
Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus / Divulgação/ Fiocruz
O município do Rio de Janeiro está preparando um plano de contingência para evitar a propagação do coronavírus durante o carnaval. Segundo a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, o planejamento está sendo feito em conjunto com o governo do estado e deve ser concluído nos próximos dias.
— Hoje não temos nenhum caso sequer suspeito na cidade. Estamos atentos para possíveis casos suspeitos. Estamos numa fase de planejamento, revendo nossos estoques de insumos especializados para atender a essas pessoas — disse Beatriz.
A secretária informou ainda que o planejamento deverá envolver a identificação de possíveis centros de referência para atendimento a pacientes com a doença. “Temos prédios de grande capacidade instalada, como o Ronaldo Gazolla, que é um hospital em Acari. Esse plano está sendo desenhado e será divulgado a tempo”, afirmou.
O carnaval carioca é uma das festas mais famosas do mundo e costuma atrair turistas brasileiros e estrangeiros. Segundo a empresa municipal de turismo, a Riotur, no carnaval do ano passado, a capital fluminense recebeu 1,6 milhão de visitantes.
Já há uma preocupação das autoridades sanitárias do município, por exemplo, em relação ao sarampo, devido à reunião de pessoas em grandes aglomerações durante a festa.
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS