Prefeitura de SJB rechaça fraude em concurso público
15/01/2020 12:56 - Atualizado em 15/01/2020 12:58
Fim da novela
A Câmara de Campos pôs fim, ontem, à novela da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 que se arrastava desde dezembro do ano passado. A Folha da Manhã adiantou, desde o dia 13 de dezembro, o racha na base governista com a formação do G8 — grupo de dissidentes da bancada da situação. A LOA foi aprovada com 23 votos favoráveis e a abstenção de Ivan Machado (PTB), mas foi a votação do ponto mais polêmico do projeto — o limite de remanejamento para o Executivo — que expôs a divisão dentro da própria aliança.
Os 20% de remanejamento
Formado pelos vereadores Igor Pereira (PSB), Enock Amaral (PHS), Joilza Rangel (PSD), Jorginho Virgílio (Patri), Neném (PTB), Marcelo Perfil (PHS), Paulo Arantes (PSDB) e Ivan Machado, o G8 foi responsável por apresentar a emenda, em dezembro, que limitava o remanejamento dos atuais 30% para 10%. A proposta foi barrada ainda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, com isso, o grupo se aliou à bancada de oposição para reprovar o Orçamento. Passado o fim de ano, os oposicionistas entraram em entendimento com o presidente da Casa Fred Machado (Cidadania) para protocolar a nova emenda com um meio termo de 20%.
Exonerações
Enquanto o Orçamento não recebeu nenhum voto contrário, a emenda dos 20% teve as negativas de Igor, Perfil, Ivan, Arantes e Joilza, que bateram o pé pelo limite de 10%. A Folha também mostrou, no dia 28 de dezembro, que Rafael Diniz reagiu ao G8 e, até a véspera do Natal, já havia exonerado pelo menos 28 cargos de confiança nomeados por indicação dos vereadores — com exceção de Joilza Rangel, enquanto Jorginho, Enock e Neném foram preservados do corte promovido pelo Executivo.
Tabuleiro
E se alguém tinha alguma dúvida de que os movimentos relacionados à votação do Orçamento teriam algum reflexo no debate sobre as eleições municipais de outubro, Jorginho Virgílio fez questão de abrir o jogo durante a sessão. Além de Rafael Diniz, obviamente, outros pré-candidatos a prefeito também analisaram que o limite de 10% deixaria o atual e os próximos governos engessados. “Tem candidato que conversou com vereadores pedindo para aumentar o teto. Essa discussão é técnica e política, já antecipando a eleição, sem dúvidas”, afirmou Virgílio.
Rechaçou
A Prefeitura de São João da Barra rechaçou, em nota, ontem, a denúncia de um blog de Campos, da linha garotistas, sobre uma suposta fraude na realização de uma das etapas da prova do concurso público no município. O blog publicou o que seria o print de um story do Instagran, atribuindo-o a um candidato do certame, que teria fotografado a capa do caderno de provas no momento da aplicação — é proibido o uso de dispositivos eletrônicos, como o celular, na sala de provas. Só que a Prefeitura disse, em nota, que “a ausência de informações sobre a autoria da suposta divulgação torna sem credibilidade o conteúdo”.
Medidas cabíveis
Ainda de acordo com a Prefeitura de SJB, a publicação da forma que foi feita pelo blog “dificulta a apuração dos fatos, já que não há identificação do suposto candidato”. A administração municipal informou, ainda, que “foi contratada, por meio de licitação, empresa idônea para realizar o concurso público, sendo ela a responsável pela aplicação das provas. Acrescenta que o município notificará a empresa contratada, para que a mesma adote as providências cabíveis”. A Prefeitura também vai oficiar o blog “para que prove a veracidade e autoria da imagem divulgada e assim, tomar as medidas cabíveis”.
Orientações
A banca responsável pela aplicação do concurso é o Instituto IBDO. Ontem, por telefone, um atendente disse não ter nenhuma informação sobre o fato noticiado pelo blog. Por outro lado, também ontem, o IBDO divulgou o gabarito preliminar das provas aplicadas domingo. Já a Prefeitura de SJB divulgou a convocação dos candidatos que vão realizar a prova no próximo domingo. Foram mais de 18 mil inscritos para o concurso público em diversas áreas. A orientação da Prefeitura é que as pessoas que tenham informações sobre qualquer anormalidade no concurso comuniquem à Ouvidoria Geral pelo e-mail: [email protected].
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS