Ponto Final - Novo articulista da Folha
- Atualizado em 11/01/2020 16:19
Novo articulista da Folha
Recém-empossado no cargo de reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), cargo antes ocupado por Luís Passoni, o professor Raúl Palacio estreará na próxima terça-feira como articulista da Folha da Manhã. De acordo com Raul, ele usará o espaço tradicionalmente cedido pela Folha aos reitores da Uenf para abordar assuntos relacionados à instituição, lutando sempre pelo ensino público gratuito e de qualidade. Seus artigos serão publicados semanalmente, sempre às terças.
Aumento de responsabilidade
Desde que assumiu como reitor, em 16 de dezembro, Raúl vem se ambientando no novo cargo. “A responsabilidade aumenta. Há algumas metodologias que eu não conhecia, a parte burocrática eu também não conhecia. Mas, do resto, não tem muita diferença”, pontuou Raúl, que na gestão anterior era o chefe de gabinete de Luís Passoni. Os cargos foram invertidos nesta gestão. “Em termos de responsabilidade, claro que as coisas aumentaram. Mas, em termos de dia a dia, não tem grande diferença”, reforçou. Na Uenf desde 2005, Palacio foi por anos coordenador do curso de graduação em engenharia metalúrgica e de materiais.
Desafios na Uenf
Entre os desafios gerais listados pelo novo reitor, está a luta contínua pela bandeira da educação. Ele também mencionou a necessidade de aumentar a democratização no ambiente universitário, com participação ativa da comunidade acadêmica. As questões financeiras representam outro desafio. “Pela primeira vez, com os duodécimos, a gente vai fazer todo o processo de pagamento das contas da Uenf”, disse. Há o projeto de aumentar a promoção cultural. A ideia é levar para os campi Leonel Brizola, em Campos, e o de Macaé eventos artísticos-culturais como os realizados na Casa de Cultura Villa Maria, administrada pela Uenf.
Respeito às diferenças
Os ânimos acirrados na política, tanto a nível nacional quanto local, naturalmente têm seu recorte dentro da universidade. “Aqui a gente tem todas as correntes possíveis do ponto de vista político. O principal que reina dentro da universidade é o respeito. Esse tipo de projeto do respeito ao outro, de a pessoa entender o outro como próximo, é uma constante. E saber o papel social que a instituição tem. Se a gente fizesse isso a níveis de Prefeitura e Estado, certamente o Brasil seria um país melhor”, enfatizou Raúl.
Fim do prazo
O Comitê Gestor de Parceria Público Privada Municipal (CGP) da Prefeitura realizou, na manhã de sexta-feira, no auditório da Câmara Municipal, Audiência Pública para tratar do projeto que visa o estudo em busca de um modelo adequado para continuação das operações do Heliporto de Farol de São Thomé, de apoio logístico à Bacia de Campos. Desde que começou a funcionar, em 1994, após concessão de Termo de Permissão de Uso Qualificado, a unidade é operada pela Petrobras, que à época obteve o direito de exploração da área por 20 anos, vencidos em 2014.
Projeto
A Petrobras manifestou interesse em celebrar termo aditivo, estendendo a permissão por mais 10 anos, mas a Procuradoria Geral do Município apontou impossibilidade jurídica. Para viabilizar a permanência das atividades de apoio logístico offshore, sem prejudicar as atividades hoje existentes, o município estrutura um projeto, para aprimorar a infraestrutura aeroportuária à disposição da Petrobras, também permitindo, caso haja interesse, que outras empresas que atuam na Bacia de Campos possam utilizar a infraestrutura do heliporto, movimentando a economia local.
Abate
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou ontem que o país “lamenta profundamente” ter abatido um avião civil ucraniano, sublinhando tratar-se de “uma grande tragédia e um erro imperdoável”. O líder supremo do Irã foi informado na sexta-feira das investigações e exigiu que a informação fosse tornada pública. O avião foi confundido com um míssil de cruzeiro. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, exigiu a punição dos responsáveis pelo abate do avião com 176 pessoas a bordo e o pagamento de indenizações por parte do Irã.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS