Ponto Final - Orçamento de Campos em discussão na Câmara
- Atualizado em 04/01/2020 09:01
Orçamento em discussão
A Câmara de Campos vai receber na segunda-feira a Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao ano de 2020. O projeto foi rejeitado pelo Legislativo no ano passado, logo após um racha na base que já havia imposto outras derrotas ao governo, uma vez que ex-aliados formaram o G8 e votaram junto com a oposição. Sem a votação do Orçamento, a Casa continua com as sessões ordinárias e as próximas estão previstas para terça e quarta-feira. E não vai haver resistência para o início da tramitação. A tendência é que o presidente Fred Machado (Cidadania) coloque a LOA para tramitar já na primeira sessão realizada neste ano.
Cálculos do governo
O momento é de cálculos. O governo perdeu na votação do Orçamento por 13 a 11, já que Fred só vota em caso de empate. Se os 11 que votaram a favor do projeto repetirem os votos, a base governista precisaria conquistar um voto entre os integrantes do G8 ou da oposição para chegar a esse empate e, no voto de minerva, aprovar a LOA. O mais seguro para o governo, contudo, seria conquistar dois votos. As conversas serão constantes até terça-feira. Vale lembrar que às vésperas do Natal, o prefeito Rafael Diniz (Cidadania) exonerou pessoas ligadas a quatro vereadores do G8 — Igor Pereira (PSB), apontado como líder do movimento; Marcelo Perfil (PHS), Ivan Machado (PTB) e Paulo Arantes (PSDB).
Dúvidas no Legislativo
Os outros que também compõem o G8 são Jorginho Virgílio (Patri), Luiz Alberto Neném (PTB), Joilza Rangel (PSD) e Enock Amaral (PHS). E o cálculo do governo não deve ficar só na questão de um voto a mais ou a menos. Há também a preocupação com o quórum. Só começa sessão na Câmara com a presença de 13 parlamentares — o que reflete a soma entre a oposição e o G8. No entanto, vereador que começa ano eleitoral faltando sessão pode queimar capital político e não deve ter ninguém na Casa disposto a isso. Além dos números, existe uma dúvida: vai a LOA direto ao plenário da Câmara ou precisa voltar a ser discutida em audiência pública e aguardar todos os outros trâmites? Respostas, talvez, só em cima da hora da sessão.
Usina de etanol em Campos
Campos ganhará uma usina de etanol, feito a partir da batata doce, com inauguração prevista para 1º de outubro. Ela ficará localizada na Baixada Campista e tem expectativa de geração de 1.000 empregos. À frente do grupo investidor está o empresário campista Nildo Cardoso, ex-vereador, que disputou a Prefeitura de Campos em 2016. Ele ainda não fala sobre seu futuro político, embora admita que participará do pleito deste ano de alguma forma, mas está empolgado com o novo empreendimento. A informação sobre a inauguração da usina foi divulgada ontem por Christiano Abreu Barbosa, em seu blog Ponto de Vista, hospedado no Folha1.
Roxinho no FutMesa
Os torcedores do Campos Atlético Associação, o popular Roxinho, ganharam mais uma modalidade para torcer. O clube é o mais novo filiado à Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj). Participará de competições oficiais na modalidade Bola 12 Toques, tendo como representante na federação Carlos Alberto Braga de Mesquita. Recentemente, o Roxinho passou a realizar em sua sede, no Parque Leopoldina, torneios do esporte, que atrai diversos adeptos e conta com clubes de tradição, entre eles Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo e America. Paixão de crianças e adultos, o futebol de mesa também é conhecido como futebol de botão.
Bondinho da Praia
A população de Macaé e os visitantes têm mais uma opção para circular pelo município durante o verão. Iniciado nesta semana, o Bondinho da Praia funcionará até 03 de março, com quatro ônibus fazendo a linha Terminal Central-Lagoa, Lagoa-Terminal Central. A passagem custa R$ 1 mediante apresentação do Cartão Macaé. O trajeto do expresso fixo deixa o Terminal Central, passa pelo bairro Alto dos Cajueiros/Rodovia Amaral Peixoto e percorre as praias até chegar à lagoa de Imboassica.
Intercâmbio na Hungria
O programa Stipendium Hungaricum está com oferta de bolsas de estudos na Hungria para brasileiros no ano acadêmico 2020/2021. A oportunidade, em várias áreas, é para programas de estudos integrais de bacharelado, mestrado e doutorado de dois a 12 semestres; além de estudos parciais de um a dois semestres. As inscrições seguem até o dia 15 de janeiro no site oficial do programa. As bolsas cobrem auxílio mensal, apoio para alojamento e seguro-saúde. O resultado final será divulgado em junho, com a chegada na Hungria está prevista para 30 de setembro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS