Dia do farmacêutico é comemorado nesta segunda
20/01/2020 16:15 - Atualizado em 24/03/2020 20:16
Divulgação/Educa Mais Brasil
Nesta segunda-feira (20), comemora-se no Brasil o Dia do Farmacêutico. Atualmente, o país conta com, aproximadamente, 221.258 farmacêuticos registrados. Do total, 87.794 desses profissionais trabalham em farmácias de qualquer natureza; os demais estão divididos principalmente em laboratórios de análises clínicas (9.718), farmácias públicas (11.251) e distribuidoras de medicamentos (4.436). O restante está espalhado por outras áreas.
Engana-se quem pensa que o farmacêutico tem atuação limitada aos balcões das farmácias de bairro. Embora essa seja uma das possibilidades, opções não faltam para quem se dedica a esta profissão milenar. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia - órgão responsável por regularizar e fiscalizar a profissão no Brasil - existem 135 especialidades agrupadas em 10 linhas de atuação.
A Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013, detalha as linhas de atuação dos profissionais de farmácia como: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.
A farmacêutica Cristina Ravazzano Fontes, que possui mais de 30 anos de experiência, escolheu trabalhar na área de manipulação. “Farmácia é uma área que você cuida das pessoas. E trabalhar com manipulação potencializa isso, você prepara o medicamento com muito cuidado, é algo bem humanizado”, assegura a profissional que também casou com um farmacêutico.
A paixão pela profissão está no DNA de outra geração. Além do marido, a filha de Cristina, Flávia Ravazzano, também seguiu na área da farmácia, mas optou por um campo de atuação diferente. Além de ajudar a mãe na farmácia de manipulação, ela atua com análise clínica em um hospital.
—Tenho dois exemplos em casa, minha mãe e meu pai são farmacêuticos. Eu sempre vi a paixão deles e isso foi crescendo em mim também — conta a jovem farmacêutica que aproveita para dar uma dica àqueles que pensam em ingressar nesta carreira. “Além da paixão, para seguir nessa a área, é necessário gostar do cuidado com o outro e de química”, disse.
Fonte: Educa Mais Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS