Saúde de São João da Barra promove ações pelo Janeiro Branco
20/01/2020 17:00 - Atualizado em 25/01/2020 21:33
A Secretaria de Saúde de São João da Barra promove, nesta terça-feira, 21, uma ação dentro da campanha Janeiro Branco. O foco é conscientizar a população sobre a importância de um olhar mais atento para a saúde mental. O evento acontecerá no Calçadão Dirceu da Graça Raposo, na sede do município, às 9h.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Vânia Oliveira, pela primeira vez São João da Barra estará realizando essa ação, um movimento que tomou força, com repercussão nacional, a partir de 2014.
"O Janeiro Branco é o mês conhecido pela conscientização global de importância com os cuidados da saúde mental. Saúde não é a ausência de doença, mas um equilíbrio envolvendo também o bem-estar físico e social", destaca a coordenadora da Saúde Mental.
O coordenador da Atenção Básica, Pedro Bastos, explica que durante a ação, com orientações sobre as principais psicopatologias (doenças psicológicas), que têm atingido com frequência a sociedade, o programa de Hiperdia estará presente, no Calçadão, com aferimento de pressão arterial e HGT de Glicose.
Os números mostram a importância desse tipo de campanha. Dados da Organização Mundial da Saúde dão conta que atualmente o Brasil tem em média 9,3% da população, ou seja, 18,6 milhões de pessoas com ansiedade e 5,8% da população com depressão, sendo 11,5 milhões de pessoas. Números que não incluem, ainda, os demais transtornos mentais.
Informações: Secom SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS