Cederj, que oferece cursos gratuitos de graduação à distância, completa 20 anos de criação
24/01/2020 19:25 - Atualizado em 31/01/2020 16:26
Candidatos têm que se inscrever pelo site cederj.edu.br/vestibular 
Candidatos têm que se inscrever pelo site cederj.edu.br/vestibular  / Isaias Fernandes
O Consórcio Cederj, projeto administrado pela Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, completa 20 anos de criação neste domingo. Os quatro primeiros polos do Cederj foram inaugurados em 2001, entre os quais os de Itaperuna, que tem atualmente 690 alunos matriculados, e São Fidélis, com 502 alunos. O programa é pioneiro na oferta de ensino superior a distância no estado do Rio de Janeiro, utilizando uma metodologia que mistura ações presenciais, material impresso e conteúdo no ambiente virtual. O Consórcio Cederj é formado por 11 universidades públicas fluminenses, das quais sete Cefet/RJ, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio, oferecem 17 cursos de graduação a distância semipresenciais. O projeto atende cerca de 50 mil alunos, em 34 polos localizados em todo o estado. Nesses 20 anos, o Cederj formou 16.920 mil alunos e viu passar pelos cursos mais de 7 mil profissionais de educação.
“Eu me sinto honrado em fazer parte de um projeto tão importante para a população fluminense como é o Consórcio Cederj, que há 20 anos oferece graduação pública de qualidade para todo o Estado do Rio de Janeiro. E me alegro em dizer que, no ano em que completamos mais uma década, o Consórcio Cederj vive um processo de transformação e ampliação que vai desde a oferta de novos cursos que estão sendo pensados até a criação de novos polos, revigorando todo o processo pedagógico e de gestão. Quero aproveitar o momento para parabenizar a todos os nossos servidores, o corpo docente e os discentes que passaram por esta instituição e ajudam diariamente a escrever essa história de muito sucesso”, diz o Gilson Rodrigues, presidente da Fundação Cecierj.
Pioneiro nas suas ações educacionais, o Consórcio Cederj é resultado da evolução da educação a distância que chegou ao Brasil com material enviado pelo correio, que foram substituídas pela rádio e depois, pela televisão. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, pasta à qual a Fundação Cecierj, gestora do Consórcio Cederj, está vinculada, também celebra com alegria a data.
“É notório que a educação vive uma nova era e a modalidade on-line faz parte desse processo. Devemos celebrar estes 20 anos do Consórcio Cederj, pois simboliza, para um público abrangente, a possibilidade de acesso a um ensino completo e dinâmico. Público esse que antes, por diversas razões, não tinha oportunidade de cursar o ensino superior. Com os nossos polos rompemos barreiras e transformamos vidas”, avalia o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS