Operação cumpre mandados de prisão nas Casinhas do Nolita
Ícaro Barbosa 23/01/2020 06:00 - Atualizado em 25/01/2020 19:23
  • Operação Guadalajara V foi deflagrada nesta quinta

    Operação Guadalajara V foi deflagrada nesta quinta

  • Operação Guadalajara V foi deflagrada nesta quinta

    Operação Guadalajara V foi deflagrada nesta quinta

  • Operação Guadalajara V foi deflagrada nesta quinta

    Operação Guadalajara V foi deflagrada nesta quinta

  • Operação foi deflagrada nesta quinta

    Operação foi deflagrada nesta quinta

  • Operação Guadalajara V foi deflagrada em Guarus

    Operação Guadalajara V foi deflagrada em Guarus

  • Operação Guadalajara V foi deflagrada em Guarus

    Operação Guadalajara V foi deflagrada em Guarus

A 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou às 5h desta quinta-feira (23) a Operação Guadalajara V, em Campos, que teve como objetivo cumprir seis mandados de prisão nas Casinhas do Nolita, no Parque Santa Rosa, cujos alvos são suspeitos de envolvimento em homicídios na área de Guarus. Do total, três foram cumpridos e outros três suspeitos são considerados foragidos. Além de agentes da Polícia Civil, a operação conta com sete viaturas do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM). A operação durou cerca de duas horas.
De acordo com o delegado titular da 146ª DP, Pedro Emílio Braga, além dos três presos nesta quinta, outros três que também eram alvos da operação já estão em unidades prisionais. "Tínhamos nove alvos. Três já estavam presos e hoje (quinta-feira) conseguimos prender mais três e outros três estão foragidos. Todos eles por envolvimento em homicídios", disse.
Ainda segundo a Polícia Civil, os presos na manhã desta quinta foram: Ualderson da Conceição Machado Mateus, Leone Dias dos Santos e Geovane Cardoso de Souza. Os mandados foram cumpridos nas ruas B, Buenos Aires e 26 de Maio. Com exceção de Ualderson, todos os presos foram encontrados em suas casas. Não foram descobertas, no entanto, armas ou drogas em posse de nenhum dos suspeitos.
Dentre os alvos que já se encontravam encarcerados, está Francio da Conceição Batista, conhecido como Nolita. O suposto chefe do tráfico na região está preso desde Operação Caixa de Pandora, ocorrida em março de 2018. Ele foi condenado, em agosto de 2018, a 10 anos e 8 meses de reclusão sob regime fechado pela morte de Wanderson dos Santos Ribeiro, ocorrida em outubro de 2009. Nolita também foi apontado, pelo então delegado titular da 146ª DP, Luís Maurício Armond, como o mandante no caso de tortura a uma adolescente, crime pelo qual ele foi condenado a 22 anos e 8 meses de prisão.
Primeira operação foi realizada em fevereiro de 2019
A primeira fase da Operação Guadalajara aconteceu em 20 de fevereiro de 2019, no Parque Aldeia I, em Guarus, quando três pessoas foram presas, suspeitas de serem responsáveis por homicídios. Dentre os presos, foi capturado o homem apontado como chefe do tráfico de drogas no bairro e uma central de monitoramento, de onde os traficantes observavam as ruas do bairro foi desarticulada.
Na segunda fase da operação, que foi deflagrada em 14 de março de 2019, quatro pessoas foram presas e a polícia apreendeu uma arma de fogo e uma balestra, além de dinheiro e anotações do tráfico de drogas. Na época, a polícia divulgou um vídeo onde um dos presos, um traficante, de dentro do presídio ostentava joias e celulares e comandava uma espécie de "festa", até com bebidas.
Já a terceira fase foi desencadeada no dia 19 de setembro de 2019. Na ocasião, cinco pessoas, sendo quatro homens e uma mulher, foram presas no conjunto habitacional popular, conhecido como “Casinhas de Nolita”, no Parque Santa Rosa. Outro alvo da Guadalajara III foi preso no dia 27 de setembro de 2019.
A quarta fase foi deflagrada no dia 1º de outubro de 2019. Foram presos cinco homens suspeitos de sequestro, tortura e cárcere de uma adolescente na Terra Prometida, que aconteceu em setembro do ano passado.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS