Instituições de Campos recebem doações para afetados pelas chuvas no sul do ES
Ícaro Barbosa 20/01/2020 14:07 - Atualizado em 25/01/2020 19:10
Doações podem ser entregues na CDL
Doações podem ser entregues na CDL / Folha da Manhã
Após as chuvas que atingiram os municípios de Iconha e Alfredo Chaves, no sul do Espírito Santo (ES), deixando seis mortos e outras 415 pessoas fora de suas casas, instituições de Campos iniciaram campanha para arrecadar doações para os atingidos. Os donativos podem ser entregues na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), das 8h às 18h; na Casa da Amizade, que fica na rua Paul Percy Harris, ao lado da Catedral; e no centro de treinamento do Grupo de Resgate Voluntário (GRV), que fica na rua Gilberto Siqueira, 114, no Centro, das 10h às 18h. Além das vítimas capixabas, o município de São Francisco de Itabapoana também foi castigado pela chuva e a Prefeitura também arrecada doações para os moradores.
O gerente executivo da CDL, Nilton Miranda, destacou que qualquer ajuda é bem-vinda. "Nós estamos fazendo o recolhimento das doações para Iconha na sede da CDL, até por conta do estacionamento que facilita a descida do material. Estamos pedindo os insumos básicos, alimentos não perecíveis, água mineral, agasalhos, calçados e quentinhas. A aderência está boa, mas a tendência é melhorar depois de divulgar. Não vai demorar para encher o caminhão, que já nos foi cedido por uma transportadora sem custo, e enviarmos o material arrecadado", disse.
A presidente da Casa da Amizade, Teresinha Rodrigues de Carvalho, também disse que as doações ideais são produtos de limpeza, água potável, alimentos não perecíveis e roupas. Ela disse que as doações ainda estão tímidas, mas espera que melhore. "É um trabalho de formiguinha, cada um tem que fazer sua parte para ajudar o próximo", comentou ao ressaltar que também necessita de pessoas que possam fazer o transporte dos donativos até as vítimas no ES.
Em São Francisco, a Prefeitura anunciou que a secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano recebe doações para ajudar as vítimas locais da tromba d’água nas localidades de Floresta e Imburi. A arrecadação de roupas, agasalhos e cobertores ocorre das 8h às 17h, na avenida Edenites da Silva Viana, 87, no Centro.
Em seu perfil no Facebook, a prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB) destacou as ações realizadas no município. "Neste momento de dificuldades que São Francisco de Itabapoana está passando, solicitamos a colaboração de todos que possam nos ajudar. Eu, pessoalmente, junto com a nossa equipe de Governo, estamos percorrendo os lugares mais atingidos pelas chuvas e prestando a ajuda dentro da medida do possível. A secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, por exemplo, providenciou alojamento provisório (amigos e familiares) para 9 pessoas na localidade de Imburi, entre as 7 famílias atingidas. Em São Domingos, uma família, das duas atingidas, também necessitou de alojamento. Em Floresta, a secretaria prestou auxílio a uma família, embora ninguém tenha necessitado de alojamento. Em Coreia, 6 famílias receberam atendimento e prestamos ajuda também aos moradores de Guaxindiba e outras localidades. Estamos trabalhando para amenizar a situação e caso algum morador necessite de ajuda basta entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone (22) 99997-5855", destacou a prefeita. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS