Alerta de chuva forte para todo o estado do Rio neste final de semana
Paula Vigneron 17/01/2020 12:48 - Atualizado em 21/01/2020 17:23
Tempo fechado deve permanecer no fim de semana
Tempo fechado deve permanecer no fim de semana / Genilson Pessanha
O Rio de Janeiro segue em estado de alerta, até o início da noite deste sábado (18), devido às previsões de chuva forte e volumosa. O aviso foi emitido, nessa quinta-feira (16), pelo Climatempo, que informou que o intenso calor dos últimos dias, somado à passagem de uma frente fria, estimula o “crescimento de nuvens carregadas sobre o estado”. O temporal pode causar alagamentos nos centros urbanos, deslizamento de terra e cheia de rios e córregos, principalmente nas serras. Em Campos, a Defesa Civil, que iniciou o monitoramento de toda a região, alerta para os cuidados nos próximos dias. Na localidade de Imburi, em São Francisco de Itabapoana, vídeos mostram alagamentos e diversos rastros de destruição após as fortes chuvas. 
Coordenador da Defesa Civil, o major Edison Pessanha explicou que, para o município, há previsão de chuva para sábado e domingo. A precipitação deverá ser, em média, de 45 mm a cada dia.
— É bom ficarmos atentos. Conforme determinação do prefeito, estamos com o grupo de emergência em alagamentos, com o qual estamos falando desde que iniciou o verão. Hoje (sexta-feira) também já afinamos todas as secretarias envolvidas para estarem atentos, principalmente à manutenção dos cisternões. A equipe está toda articulada, caso haja necessidade. Mas, em relação à parte preventiva de limpeza, o serviço público já está ciente dessa previsão e deve intensificar a limpeza nos pontos que costumam alagar, como Rocha Leão, Salete, Parque Aurora, descida da ponte Leonel Brizola. Os bueiros limpos facilitam a drenagem. Não quer dizer que não vai haver pontos de alagamento, porque, por sermos planície, a drenagem é lenta — detalhou Pessanha.
Para evitar riscos à segurança, o major fez alertas à população. Ele sugeriu que as pessoas permaneçam dentro de casa nos momentos de chuva e evitem andar por áreas de alagamento na cidade.
— Principalmente no período de verão, com tempestades e raios, as pessoas devem ficar em local seguro e evitar se deslocar no período de chuvas. É bom ficar atento porque tem risco de queda de árvore, de rede elétrica. Evitar sair com carro porque você pode se tornar uma vítima. Nunca caminhar por dentro de ruas alagadas porque os carros passam e pode ter um tampão daquele aberto. Não deve se deslocar em locais que você não conheça, só se for um caso de extrema necessidade, mas é bom pedir apoio aos órgãos — advertiu.
O coordenador afirmou que a Defesa Civil estará com a equipe de prontidão, inclusive depois do expediente, para casos de emergência na cidade. Em situações de alagamento ou quaisquer outras necessidade, a população pode acionar o órgão pelo 199 ou (22) 98175-2512.
Rios da cidade — Edison Pessanha afirmou que as chuvas previstas para o final de semana não oferecem risco de aumento do nível dos rios Paraíba do Sul e Ururaí.
— O Paraíba está baixando. Hoje, está com a cota de 6,28 m e não tem nenhum alerta a respeito do rio, visto que a cota de transbordo é de 10,60 m. Está bem distante. O rio Ururaí também continua baixando. A cota de transbordo dele é de 3,80 e, hoje, está com 3,44 m. Não traz preocupação no primeiro momento. Se chover muito na região do Imbé, a gente começa a monitorar e ver se há necessidade de emitir alerta para a população ribeirinha — adiantou.
Aviso — O alerta se estende até as 18h deste sábado. De acordo com o Climatempo, o risco de temporais generalizados é maior nesta sexta: “A chuva deve persistir por várias horas e com volumes elevados. O potencial para cheia de córregos e rios, de alagamentos e de deslizamentos de terra é maior na sexta-feira. No sábado, 18 de janeiro, ainda há risco de chuva moderada a forte”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS