Campos sem sombra e ar fresco
15/01/2020 16:50 - Atualizado em 21/01/2020 17:26
  • Falta de árvores aumenta sensação de calor em Campos

    Falta de árvores aumenta sensação de calor em Campos

  • Falta de árvores aumenta sensação de calor em Campos

    Falta de árvores aumenta sensação de calor em Campos

  • Falta de árvores aumenta sensação de calor em Campos

    Falta de árvores aumenta sensação de calor em Campos

Um sol para cada um. A expressão usada para reclamar dos dias mais quentes está na boca do campista. No município, altas temperaturas vêm sendo registradas desde dezembro, quando a marca de 40°C foi batida. Um bom aliado para aliviar a sensação de calor são as árvores que realizam naturalmente um processo de evapotranspiração liberando vapor de água na atmosfera, o que ajuda a refrescar naturalmente o ambiente. Pelas ruas, poucas árvores ainda resistem e a escolha da espécie para ser semeada é, muitas vezes, equivocada. Uma pesquisa realizada no Instituto Federal Fluminense, em uma das principais avenidas da cidade, aponta que 80% das espécies existentes são exóticas e não nativas da região, o que pode gerar problemas.
— É um absurdo. Você corre para a sombra do ponto de ônibus, mas o calor embaixo dele é maior que debaixo do sol. Parece que a gente está em um forno. Você olha para o lado não tem um verde para equilibrar a temperatura — afirmou o motorista de ônibus, Fernando Crespo, de 41 anos.
Na região central de Campos, que passou por diversos processos de urbanização, a vegetação é cada vez menor. Pedestres que passaram pela praça São Salvador não deixaram de lembrar da antiga forma do local. “Antes a gente conseguia se esconder embaixo de alguma árvore. Agora tem uns bancos de mármore que, se a gente sentar, queima o bumbum”, disse Maria Carolina de Souza, professora, de 57 anos.
A pesquisa elaborada pelos professores Carlos Eduardo de Souza, Ítalo de Oliveira Matias e Milton Erthal Junior mostra que não só a falta de vegetação preocupa, mas também a utilização inadequada para arborização viária. “O processo de urbanização, na maioria das vezes sem planejamento adequado, vem provocando inúmeras alterações no ambiente, incluindo a perda da vegetação natural, impermeabilização do solo, alagamentos, aquecimento dos ambientes e poluição do ar. A presença das árvores eleva a permeabilidade do solo, controla a temperatura e a umidade do ar, intercepta a água da chuva, proporciona sombra, funciona como corredor ecológico, age como barreira contra o vento, ruído e alta luminosidade, diminui a poluição do ar, sequestra e armazena carbono e proporciona bem-estar psicológico. Além disso, os benefícios da arborização urbana se estendem para vida longa dos pavimentos e menores gastos com infraestrutura de drenagem”, explicaram.
Os pesquisadores indicam ainda que as árvores nativas favorecem o ecossistema regional, oferecendo abundância e diversidade de alimento à fauna local, e também, melhoram os aspectos funcionais das comunidades. “Por outro lado, entende-se que espécies exóticas invasoras podem afetar o ecossistema, devido a rusticidade, facilidade de desenvolvimento e propagação, provocando desequilíbrio dos processos ecológicos, ocupando os espaços de outras espécies, podendo até mesmo levar a extinção de espécies nativas”.
O município informou que conta com várias áreas verdes, que também vêm sendo ampliadas através do Projeto Adote uma Árvore, desenvolvido em parceria com empresas privadas para multiplicar o plantio de árvores no município. “Só em 2019, o projeto plantou cerca de 500 árvores em calçadas, áreas verdes, escolas e praças”, completou. (C.S.)
Corte precisa de autorização de órgão
Os problemas mais comuns relatados por aqueles que querem realizar o corte de uma árvore da sua rua ou quintal são com o crescimento da raiz, que pode danificar construções, e com a queda de frutos e folhas e folhas, que em excesso, podem causar problemas como deixar o piso escorregadio para pedestres, apontam o pesquisador Carlos Eduardo de Souza. Por isso, a escolha do plantio de uma espécie tem que ser analisado antes. O estudo realizado sobre a avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, apontou que alguns aspectos precisam ser observados.
— Deve-se priorizar, por exemplo, a implantação de espécies de pequeno porte sob rede elétrica, de médio porte para calçadas e de pequeno a grande porte para o canteiro central — completou Carlos Eduardo.
A Folha recebe diversas denúncias de árvores retiradas sem autorização do órgão ambiental, o que pode gerar multa.
Em casos como esse, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental pode aplicar multa que varia de 10 a 1000 Uficas. O valor é definido de acordo com a gravidade, complexidade do dano, risco à saúde, valoração ambiental do bem danificado. “Todo valor arrecadado com multas é destinado ao fundo de meio ambiente e usado em projetos exclusivamente ambientais, como plantios de árvores e criação de áreas verdes”, informou a secretaria.
Denúncias como esta podem ser feitas, através do telefone (22) 981750207 no setor de Fiscalização. As pessoas que tiverem dúvidas sobre serviços de arborização na rua podem entrar em contato, através do telefone (22) 9816- 89588 ou mandar um ofício para o e-mail: [email protected].

ÚLTIMAS NOTÍCIAS