Polícia Militar ocupa áreas de Guarus sob domínio de facções criminosas
Ícaro Barbosa e Virna Alencar 13/01/2020 12:42 - Atualizado em 21/01/2020 17:12
  • retiradas de barricadas

    retiradas de barricadas

  • retirada das barricadas

    retirada das barricadas

  • Apreensão no Sapo II

    Apreensão no Sapo II

  • Apreensão na Terra Prometida

    Apreensão na Terra Prometida

Uma operação de ocupação de áreas sob domínio de facções criminosas em Guarus foi deflagrada pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (13). As primeiras comunidades a receberem varreduras foram Madureira e Chatuba do Lebret. Segundo o subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Lourival, a ocupação dos territórios ocorrerá por tempo indeterminado. Até o momento, 1k de maconha e uma espingarda foram apreendidas. Durante à tarde, PMs fizeram retirada de barricadas construídas pelo tráfico nos bairros Santa Clara, Santa Rosa e Lebret. A ação faz parte da operação e também deve continuar nos próximos dias.
Denominada Operação Cerberus, em referência ao cão de três cabeças que na mitologia grega protege um dos portões do submundo para evitar a saída de espíritos mal-intencionados, a ação contará com 98 policiais e 46 viaturas, diariamente, a partir desta segunda.
O tenente-coronel Lourival, que está no comando da operação, espera conter a guerra de facções que vem vitimando pessoas neste início de ano. De acordo com estatística da Folha da Manhã, nove homicídios já foram registrados em Campos em 2020, vários deles com ligação com a disputa do tráfico. “Esses números têm impacto direto nas metas instituídas pela secretaria de Segurança do Estado”, disse.
Além da ocupação de territórios, a retirada de barricadas construídas pelo tráfico nesses locais é outra tarefa que vai começar a ser cumprida pela Operação Cérbero. Segundo o tenente Marcelo de Almeida, que comandou a ação, a retirada de barricadas iniciou por volta das 12h e contou com a participação de seis militares e duas viaturas da PM. Com a utilização de uma retroescavadeira e um caminhão, os policiais fizeram a remoção de lixos e entulhos, que na mão de traficantes costumam servir para fechar ruas de comunidades e dificultar o acesso da polícia.
“A retirada das barricadas facilita o nosso acesso dentro da comunidade e precisamos realizá-las frequentemente mesmo sabendo que depois podem recolocar lixos e entulhos. É um momento também que usamos para diminuir ação de meliantes e mostrar a presença do Estado nesses locais. No município, essas ações acontecem semanalmente ou mensalmente, com apoio da Prefeitura de Campos. Hoje, o poder público cedeu o caminhão e a retroescavadeira é de um colega militar”, informou ressaltando que a retirada das barricadas foi encerrada por volta das 15h30, no parque Santa Clara.
Apreensões – Durante a operação desta segunda-feira (13), drogas, uma arma e materiais para endolação foram apreendidos nos bairros Terra Prometida e Sapo II. Ninguém foi preso. Na Terra Prometida, na Avenida Ligação, s/n, durante a ação dos policiais, um suspeito teria avistado a viatura e correu, pulando vários muros.
Perto de onde o suspeito foi visto havia uma casa abandonada e durante as buscas no imóvel, fora encontrados 1k e 700g de maconha, quatro balanças de precisão e material para endolação.
No Sapo II, na rua 3 do bairro, os policias observaram uma casa abandonada e um local conhecido pela venda de drogas. Ao entrar na residência, os PMs realizaram buscas e apreenderam uma espingarda calibre 12, dois rádios comunicadores e duas bases para os aparelhos.
Os dois casos foram encaminhados para 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), onde foram registrados.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS