Segurança nas praias da região sob controle, garantem responsáveis
O Folha no Ar, da Folha FM 98,3, desta quarta-feira (22) teve sua pauta principal destinada à segurança pública no litoral de dois municípios da região muito procurados por campistas na alta temporada: São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Tanto para o secretário de Segurança Pública de SJB, Anderson Campinho, que é subtenente da Polícia Militar e está cedido para desempenhar a função no município, como para o diretor-presidente da Empresa Municipal de Trânsito de SFI, Eduardo Dias, tenente-coronel da reserva da PM, as ações planejadas para coibir o crime nas praias estão tendo bons resultados, apesar dos crimes, classificados por eles como pontuais, do último fim de semana. Eles também destacaram as parcerias entre as forças de segurança e o planejamento no setor, que vai além da alta temporada.
Em São Francisco de Itabapoana, no último fim de semana, um homem foi executado a tiros e outras oito pessoas foram baleadas em uma ação na praia de Santa Clara. Eduardo, no entanto, explicou que o crime foi motivado por vingança entre dois egressos do sistema prisional, que haviam prometido vingança inclusive nas redes sociais. “Foi um caso pontual. Esse cidadão que fez a execução, nem de lá é. Ele veio de São Gonçalo para fazer esse homicídio. Três horas após o crime foi dada resposta à sociedade. Não é o caso de uma sensação de insegurança, tanto que no mesmo domingo os bares e restaurantes de Santa Clara estavam cheios, a população sabe que foi um caso pontual”, afirmou Dias.
Também no último fim de semana, em São João da Barra, foi registrado um homicídio. Campinho também colocou o fato como pontual. O corpo foi encontrado em uma estrada pouco movimentada e com sinais, também, de execução:
— Daí a importância de a gente ter os agentes de segurança pública de maneira bem ostensiva, a fim de inibir. Para tanto, eles buscaram um local, uma estrada vicinal de pouquíssimo acesso, para realizar o tipo de crime. Nossa preocupação é sempre pelo aumento do efetivo. Obviamente, câmeras de segurança têm um papel de muita importância, mas se pudermos aumentar o número de agentes de segurança é mais importante — avaliou Campinho.
Os responsáveis pelo setor da segurança nos dois municípios destacaram a parceria com o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com o 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Outro ponto bastante destacado foi a atuação constante dos agentes dos próprios municípios, das Guardas Civis Municipais, para aumentar a sensação de segurança nos municípios.
O policial federal Roberto Uchôa, especialista em segurança pública e blogueiro da Folha 1, enviou alguns questionamentos no grupo de WhatsApp do Folha no Ar: “Tendo em vista o aumento do número de pessoas circulando nas praias durante o verão, como está sendo feito o policiamento na região? Somente com o efetivo regular do 8º BPM? Há reforço de policiais? Como a guarda está sendo empregada nessas ações?”.
Os responsáveis pelos setores municipais de segurança destacaram que a população flutuan-te — tanto em SJB, como em SFI — triplica na alta temporada. Observaram, ainda, o apoio da Guarda em diversos setores, como fundamentais. Eles também salientaram o trabalho do comandante do 8º BPM para atender todas as demandas do litoral, mas sem deixar de lado as outras regiões dos municípios atendidos pelo Batalhão.
Confira a entrevista a completa:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]