Ponto Final - Apenas um setor do HGG ainda interditado
- Atualizado em 26/11/2019 09:17
Voltou a funcionar
Seis setores do Hospital Geral de Guarus (HGG), dos sete que foram interditados após o teto ceder por conta da chuva no último dia 20, já voltaram a funcionar. Apenas uma sala de clínica médica permanece fechada, porém hoje será feita uma avaliação no local para averiguar a possibilidade de voltar a funcionar. Na sexta-feira passada, a Prefeitura anunciou que o hospital passará por uma grande reforma. Estão previstas para dezembro as obras no Centro Cirúrgico e na Central de Material e Esterilização (CME). Além disso, foi licitada a reforma do telhado, cuja empresa vencedora foi a Projecons, que apresentou proposta no valor de R$ 4.050.623,14.
Petroleiros em greve
Petroleiros de diferentes unidades do sistema da Petrobras iniciaram ontem uma greve que está mantida até a sexta-feira, com objetivo de denunciar o que consideram aumento dos riscos de acidentes em função da redução dos quadros de trabalhadores. De acordo com os grevistas, foram violadas normas de saúde, segurança e meio ambiente. Segundo nota divulgada pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), a greve não comprometerá as necessidades da população, como o abastecimento de combustíveis.
Movimento grevista
Em Campos, os trabalhadores aderiram à operação Emprego e Segurança, indicada pelo Sindipetro-NF para levantar as possíveis irregularidades praticadas pela gestão da Petrobras. A greve por tempo determinado foi aprovada nas bases da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e teve início na madrugada com atrasos e cortes na rendição dos turnos em diversas unidades operacionais da Petrobras. Pela manhã, os trabalhadores de bases administrativas se somaram às mobilizações, que também envolvem ações solidárias incentivadas pela FUP.
Impactos?
Apesar de a nota do Sindipetro-NF afirmar que a greve não comprometerá as necessidades da população, a redução na produção da Petrobras sempre traz impactos para a região produtora de petróleo. Campos e outros municípios da região vêm registrando quedas significativas, e constantes, nos repasses de royalties e participações especiais. É praticamente impossível que qualquer paralisação da categoria neste momento não reflita ainda mais nos repasses futuros. E se isso se confirmar, sobretudo em Campos, pode sim vir a comprometer necessidades da população.
Contingência
O deputado federal Christino Áureo (PP), como presidente da frente parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis, vem acompanhando os desdobramentos do acidente com derramamento de óleo no litoral brasileiro que atingiu, neste fim de semana, o litoral do Rio de Janeiro, como mostra matéria na página 6. Em contato com pesquisadores, por meio da sua equipe, Christino quer embasar seu projeto de lei que destinará recursos dos royalties do petróleo da União para o plano nacional de contingência para incidentes de poluição por óleo.
Depois da chuva
A Prefeitura de Campos informou que cerca de 400 pessoas ainda sofrem, diretamente, as consequências das cheias que atingem as regiões do Imbé, Lagoa de Cima, Rio Preto e Ururaí. O prefeito Rafael Diniz (Cidadania) esteve na força-tarefa que atendeu os primeiros atingidos, no fim de semana. Ontem, foi a vez do deputado estadual Gil Vianna (PSL), que já lançou seu nome como pré-candidato a prefeito do município, marcar presença nas áreas atingidas. Gil disse que esteve com a equipe do Corpo de Bombeiros para oferecer ajuda no que for necessário.
Flores
O Festival das Flores promete colorir Campos de hoje até domingo, das 8h às 20h. A praça do Santíssimo Salvador receberá mais de 200 espécies de mudas e plantas que poderão ser apreciadas e adquiridas. A entrada é franca. O evento é produzido pela Casa da União e co-realizado pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (Codemca). Serão expostas mudas e plantas ornamentais das mais populares — como violetas, jasmins e lírios — às mais exóticas — carnívoras, bonsais e begônias. O evento também contará com palestras e oficinas com entrada gratuita.
Charge do dia:
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS