Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa reúne educadores
09/11/2019 15:36 - Atualizado em 13/11/2019 14:49
Educadores de seis municípios da região se reuniram na quinta-feira (7) e sexta-feira (8) para debater e refletir práticas docentes para Educação Básica dentro do Seminário Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) Centro, foi organizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), em parceria com a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da subsecretaria de Projetos e Convênios; secretaria do Estado de Educação (Seeduc) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RJ).
O tema do evento foi “As vozes dos municípios no Pnaic”. A mesa de abertura contou com representantes dos órgãos e instituições organizadoras. O secretário municipal de Educação, Brand Arenari destacou a importância da alfabetização para a construção de uma sociedade mais justa.
— Não existe processo de exclusão da vida social mais doloroso que o analfabetismo. A Alfabetização é uma das tarefas mais importantes da educação e temos isso como meta. Justamente neste momento, em que um conjunto de proposições políticas parecem serem encaminhadas para intensificar o fosso entre uma pequena elite e a massa da sociedade, a atividade de alfabetizar torna-se um ato revolucionário, de resistência real, para que a nossa população tenha os passos iniciais para buscar uma integração na sociedade. Atividades como a de hoje tem sentido de reespiritualizar a atividade de alfabetizar — frisa Brand.
A coordenadora do Pnaic Rio, Elaine Constant, ressaltou o trabalho e importância do pacto. “O Pnaic é um intenso movimento feito por professores do sistema público. Uma política inclusiva e generosa, pois a regra é compartilhar a ciência da educação e os saberes docentes, uma vez que o objetivo é garantir o direito que as crianças aprendam e, para isso, tornou-se igualmente importante um significativo processo de formação continuada horizontalizada”, destaca.
Ainda compuseram a mesa Nize Pedra, Coordenadora Local do Pnaic; Aline Nogueira, gerente de Programas e Convênios da Smece; Francisca Feitosa e Lídia de Souza da Seeduc. O seminário conta com conferências, painéis de discussão e mesas redondas com temas como: métodos de alfabetização, valorização da voz docente, educação inclusiva e educação infantil.
Pnaic — O pacto é um compromisso formal, firmado entre municípios e Governo Federal, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Para tal, uma série de capacitações são oferecidas aos professores alfabetizadores, revendo práticas, conceitos e metodologias. Em 2019, o Ministério da Educação decretou o fim das bolsas para formadores do Pnaic. Para viabilizar a manutenção das capacitações, a Secretaria Municipal de Educação firmou uma parceria direta com a UFRJ.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS