CPI da crise fiscal aponta riscos de o Estado quebrar em 2020
17/09/2019 15:19 - Atualizado em 20/09/2019 14:26
O Estado do Rio de Janeiro pode falir em 2020 caso não renove RRF
O Estado do Rio de Janeiro pode falir em 2020 caso não renove RRF / Divulgação/ Alerj
Se não houver uma renovação com o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) o estado do Rio de Janeiro pode falir em 2020. O alerta foi passado pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Foi analisada a crise fiscal fluminense e, de acordo com o documento, o estado tem R$ 20 bilhões com o serviço da Dívida Pública e R$ 26 bilhões em Restos a Pagar. Foram apresentados mais de 50 sugestões para alavancar a economia do estado durante a apresentação do relatório preliminar.
De acordo com os parlamentares, as obrigações levariam à insolvência das contas públicas, caso não haja a renegociação. ”A situação é muito grave. Precisamos ter uma política de arrecadação maior. O Estado precisa voltar a crescer, melhorar os mecanismos de fiscalização e adotar medidas de austeridade nas contas públicas para que possamos nos recuperar ao longo dos anos”, afirmou o relator Max Lemos (MDB).
O levantamento realizado pelos parlamentares destacou que as operações de crédito feitas pelo estado para financiar a Copa e as Olimpíadas foram decisivas para a origem da crise fiscal. Na época , o Executivo superestimou receitas e depreciou a previsão de despesas. “É preciso destacar, que por diversas vezes, técnicos do governo federal, fizeram pareceres contrários a liberação de tais empréstimos, uma vez que o estado do Rio de Janeiro, tinha necessidade de obtenção por parte do governo federal, que era o avalista das operações de crédito”, apontou o deputado Max Lemos no relatório.
Fonte: Alerj 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS