Meio Ambiente de faz intervenção em Área de Preservação Permanente de SFI
17/09/2019 15:57 - Atualizado em 27/09/2019 17:51
Através de uma denúncia anônima, a secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou uma intervenção na Matinha, em Santa Clara, que teria sido invadida recentemente. O local é uma Área de Preservação Permanente (APP), monitorada pelos órgãos responsáveis. A ação contou ainda com o apoio de efetivos da Polícia Militar, técnicos e guarda-parques da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG). Foram encontradas cercas feitas pelos invasores com a madeira das árvores nativas, materiais de construção, obras não concluídas, alicerces, além de muros que, segundo a PM, serviam como ponto de esconderijo de drogas.
Ninguém foi encontrado no local. Todo o material recolhido foi descartado em local apropriado, por não poder ser reutilizado por ser oriundo de matéria-prima nativa. “Além dessas irregularidades, foi extraviada a placa que sinalizava que a região era APP, tinha descarte incorreto de lixo, focos de incêndios e ainda aterros, o que deve ser evitado nessas áreas, devido à região ser propícia a alagamentos, o que traria riscos às pessoas”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.
Segundo informações da diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental, Juliana Alves, a ação também gerou boletim de ocorrência devido à quantidade de agravantes feitos na região. A diretora ainda alertou que quem invadir a região de APP irá responder por crime ambiental, conforme lei nº 9605/98.
- Solicitamos às pessoas que, antes de construir, procure a secretaria de Meio Ambiente (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Terminal Rodoviário Manoel Carlos da Silva, em frente à Praça dos Três Poderes, no Centro), para buscarem mais informações ou, então, que liguem para o Canal Verde através do número (22) 9.8161-6713 - pediu a secretária.
Informações e foto: Secom SFI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS