Merendeira da rede municipal na final de Concurso Nacional de Melhores Receitas
19/09/2019 16:33 - Atualizado em 23/09/2019 13:37
Divulgação - Supcom
Merendeira da Escola Municipal Francisco Ricardo Lizandro dos Santos, na localidade de Mundéus, Elizabeth Cordeiro está entre as cinco finalistas do 1º Concurso de Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pela Nutriplus, umas das empresas responsáveis pelo fornecimento da merenda. Para chegar à última fase da competição, Beth, como é conhecida pelos familiares e amigos, passou por uma seleção que mobilizou 647 inscrições, uma etapa local e uma seletiva nacional, onde foi julgada por uma comissão avaliadora. A grande final acontece no dia 26 de outubro, na cidade de Itu, interior de São Paulo.
Com alegria e entusiasmo por ser a única representante do estado, Beth diz ter como segredo das receitas a satisfação em servir. “Tem gente que cozinha por obrigação, eu cozinho com prazer”, conta. O prato escolhido: Arroz de Forno Cremoso à Moda Caipira. A inovação e a elaboração de receitas culinárias que apresentam sabores agradáveis e satisfatórios valores nutricionais foram um dos requisitos exigidos.
Moradora de Mundéus, Elizabeth tem 46 anos e trabalha há dois deles como merendeira. Mãe de dois filhos e avó de dois netos, ela sabe bem como agradar os 27 alunos e três professores da pequena unidade escolar. Durante a avaliação, no entanto, precisou deixar de lado todas as receitas do cardápio oferecido aos alunos. “Gosto de inventar, propor coisas novas. Fico feliz com a oportunidade de poder criar e ser estimulada a utilizar os ingredientes que estão a minha disposição de formas diferentes”, disse.
- Para o Departamento de Nutrição Escolar é um orgulho saber que uma das nossas merendeiras está alcançando patamares a nível nacional, repassando uma receita tão apetitosa e nutritiva! Essa valorização do profissional que prepara a comida dos alunos é fundamental para estimular outras merendeiras - ressalta Alessandra Frasneli, diretora de Nutrição escolar da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
Segundo Maicon Wando, diretor da E.M. Francisco Ricardo, a dedicação da cozinheira é a chave do sucesso. “Ela é super responsável. Meu braço direito na escola. Apesar do cansaço e algumas dificuldades, ela não deixa transparecer. Os alunos a adoram. Tem uma identificação muito grande com o trabalho dela”, comentou.
Será a primeira vez que a merendeira de Mundéus terá a oportunidade de viajar de avião e conhecer a capital paulista, onde vai concorrer ao lado de mais quatro candidatas de São Paulo, duas Minas Gerais e de Santa Catarina. Independentemente do resultado a ser conquistado, o sorriso no rosto e o olhar emocionado por representar a comunidade, não conseguem esconder mais a sensação de sonho realizado.
Informações e fotos: Supcom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS