Tecnologia dentro de sala de aula durante seminário no Trianon
Catarine Barreto 18/09/2019 18:05 - Atualizado em 20/09/2019 13:58
  • Palestra no Teatro Trianon

    Palestra no Teatro Trianon

  • Palestra no Teatro Trianon

    Palestra no Teatro Trianon

A tecnologia dentro a sala de aula tem sido um grande desafio para educadores. Usar o celular, sem que seja para usar as redes sociais, durantes as atividades escolares, é algo pouco comum. Pensando em uma forma de ajudar a levar as tecnologias de uma forma prazerosa para os alunos, foi apresentada, nesta quarta-feira (18), a palestra "Quanto mais robôs, mais humanos precisamos ser...Não deixe a sua vida remotamente e programada", dos professores Luemy Ávila e Rodrigo Caride, no Teatro Municipal Trianon, durante o II Seminário de Tecnologia e Mídias Digitais e a II Feira de Educação, Inovação e Tecnologias.
— Nosso objetivo é fomentar os educadores,os alunos, para criar novas tecnologias de baixo custo, com materiais recicláveis, trazer as novas tecnologias do celular para dentro da sala de aula, impulsionar essa prática de programação — disse a professora e palestrante Luemy Ávila.
Realizados de forma integrada pela secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) de Campos, através da Coordenação dos Laboratórios de Tecnologias Digitais, os eventos reúnem palestras, mesas redondas e 10 workshops ministrados por profissionais da SMECE e do Instituto Federal Fluminense (IFF).
— A proposta é mostrar que tudo é possível. Usar o que se tem, mas sempre buscar mais, se reinventar. É possível não limitar aquele espaço dentro da sala de aula, podendo ser prazeroso para todo mundo. Cada vez que estamos com os alunos, aprendemos com eles também e essa troca é incrível — contou o professor e palestrante Rodrigo Caride.
A educadora da rede municipal Silvia Anália Riscado disse está satisfeita e com ideias para seus alunos. "Sou professora de química e o laboratório é um lugar onde o diferente pode entrar, assim como na sala comum. Eu adorei a palestra e com isso as ideias surgem, sempre com objetivo de levar para os alunos um conteúdo diferente e prazeroso", explicou.
Na quinta-feira (19) a programação segue, só que na faculdade Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Diversos Workshop serão apresentados por alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), das 09h às 12h e das 14h às 17h.
Segue a programação:
9h às 12h — Workshop “Uso de aplicativos educacionais para o ensino de ciências”, com Marcelle Manhães (IFF)
9h às 12h — Workshop “Do papel do game”, com Beatriz Julião Paes (SMECE)
9h às 12h — Workshop “Projetando holograma com material reciclado”, com Zanandreia Soares e Flávia Alves (SMECE)
9h às 12h — Workshop “Mapa conceitual: uma ferramenta pedagógica para docentes”, com Silvana da Silva de Azevedo Lima (IFF)
9h às 12h — Workshop “Aprendizagem criativa: vivências de atividades desenvolvidas na Escola Municipal Cláudia Almeida”, com Ana Claudia Peixoto da Silva (SMECE)
14h às 17h — Workshop “Ensino de música: práticas colaborativas mediadas por tecnologias digitais”, com Priscila Garcia de Sousa e Silva (IFF)
14h às 17h — Workshop “Educação para as novas gerações: desafios e oportunidades”, com Pedro Henrique Mendes - Agente InovAtiva (SMECE)
14h às 17h — Workshop “Recursos pedagógicos para sala de aula invertida: matemática financeira básica”, com Rosivar Marra Leite Sanches (IFF)
14h às 17h — Workshop “A realidade aumentada como possibilidade pedagógica”, com Luciana Gonçalves de Oliveira (IFF)
14h às 17h — Workshop “Metodologias ativas de ensino: estratégias e recursos digitais na potencialização do ensino-aprendizagem”, com Talita da Silva Ernesto (SMECE)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS