Conscientização pela Semana Nacional de Trânsito na 28 de Março
Paula Vigneron 18/09/2019 15:41 - Atualizado em 20/09/2019 13:58
Isaías Fernandes
Começaram, no final da manhã desta quarta-feira (18), as ações de conscientização da Semana Nacional de Trânsito em Campos. Agentes educadores do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) estão concentrados nos cruzamentos das avenidas 28 de Março e José Alves de Azevedo, no Centro, com faixas em que são apresentados dados sobre índices de acidentes. No local, também estão sendo distribuídos materiais informativos aos motoristas. A ação desta quarta segue até as 19h.
Presidente do IMTT, Felipe Quintanilha explicou que ações de conscientização são realizadas pelo órgão durante todo o ano, mas estas acompanham o calendário nacional, com atividades programadas até a próxima quarta-feira (25).
— A gente faz campanha ao longo do ano inteiro. Fizemos em maio, que é um mês dedicado ao combate a esse mal que são os acidentes de trânsito. A gente fez o Maio Amarelo para que pudesse entender um pouco mais sobre como isso pode ser uma epidemia. Acidente de trânsito mata mais do que qualquer outra doença no mundo hoje. Nesta Semana, a gente intensifica, inclusive com blitzen educativas — informou Quintanilha.
As ações continuam nesta quinta (19), na avenida Alberto Torres com a avenida 28 de Março. Já na sexta (20), a campanha vai acontecer na subida da ponte General Dutra. Na segunda-feira (23), os educadores de trânsito estarão na avenida 28 de Março com a avenida Arthur Bernardes e, no dia 24, a concentração será na rua Tenente Coronel Cardoso com a Barão de Miracema. A programação será encerrada no dia 25, com atividade na avenida José Alves de Azevedo com a rua Tenente Coronel Cardoso.
Também durante o final de semana, o IMTT realizará atividades. A primeira acontece na avenida Pelinca com a rua Voluntários da Pátria. Os agentes educadores também vão atuar nos arredores do evento Moto Campos, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop):
— A gente vai fazer ações durante o evento, que traz muita gente de fora. Aí, a gente vai aproveitar esse ensejo no sábado e no domingo. Inclusive, o dia nacional de “deixar o carro em casa” é no sábado. A ideia é que a gente aproveite esse evento. Geralmente, o motociclista que participa dele usa todos os equipamentos de segurança, ao contrário do motociclista do dia a dia, que, na maioria das vezes, não utiliza os equipamentos adequados. Infelizmente, isso configura a maior parte das infrações e acidentes de trânsito.
Presidente faz alerta — No material distribuído para motoristas e motociclistas, o IMTT informou que 90% dos acidentes de trânsito são causados por erro humano, principalmente por uso de álcool e de celular ao volante. O presidente Felipe Quintanilha destacou que a maior parte dos casos envolve motocicletas.
— Os índices de acidentes com motos que chegam ao Ferreira Machado diariamente são muito alarmantes. Não tem como não ter foco dedicado à questão do motociclista. A gente tem que entender que, no trânsito, o que mais vale é a vida. Não é o tempo da sua viagem, não é correr para chegar lá, e sim a valorização da importância da vida no trânsito. Campos tem muito veículo nesse perímetro central, que é pequeno. A cidade, apesar de ser gigante, com quatro mil quilômetros quadrados, tem um perímetro central muito pequeno, com 60 quilômetros quadrados. É muito pequeno - concluiu Quintanilha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS