Raúl Palacio é eleito o novo reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense
Ícaro Barbosa 18/09/2019 09:48 - Atualizado em 20/09/2019 13:56
Chapa 10 venceu a eleição para reitor da Uenf
Chapa 10 venceu a eleição para reitor da Uenf / Divulgação - Ascom Uenf
Com 51,25% dos votos, a chapa 10 “Cada vez mais Uenf: Inovadora e Participativa”, formada pelos professores Raúl Palacio e Rosana Rodrigues, foram eleitos como novos reitor e vice-reitora, respectivamente, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A apuração foi encerrada no início da madrugada de ontem. A chapa de Raúl e Rosana obteve maior número de votos entre técnicos e alunos, apesar de não terem conseguido a maioria entre os professores.
Já a chapa adversária, composta pelos professores Carlão Rezende e Juraci Sampaio, obteve 48,04% dos votos. As eleições aconteceram em dois dias. Na última terça-feira (17) nos campi de Campos e Macaé; e no dia 14, nos 11 polos do Cederj. Ao todo, foram contabilizados 245 votos válidos dos docentes, 429 dos técnicos e 1.319 dos discentes. Foram contabilizados 10 votos em branco e 24 votos nulos.
— Eu quero parabenizar toda a comunidade da Uenf, o pleito está resolvido e por 52% nós ganhamos a eleição. Nós tivemos muitos votos entre técnicos e estudantes, então agradeço sua participação ativa nesse processo eleitoral; deixando bem claro que os técnicos e estudantes decidem sim a eleição da universidade na parte da disparidade que temos em relação a representatividade. No total de votos conseguimos levar 2/3 de todos os votos, mas entre os professores nós conseguimos 25 votos a menos, em relação à outra chapa, isso foi algo que equilibrou a eleição e ganhamos só com uma diferença de quatro pontos —declarou Raúl Palacio após a apuração dos votos.
 
 No último dia 11, em entrevista ao programa Folha no Ar, na rádio Folha FM 98.3, o professor Palacio chegou comentar sobre os ataques sofridos durante sua campanha. Ele disse que iria “solucionar esse problema pelas vias normais”. “Não vai ficar sem resposta, com toda a certeza. Mas agora, neste momento, a gente não quer se concentrar nisso. Nós estamos concentrados na campanha e aquilo que é importante para a gente conseguir levar à frente o nosso projeto”, afirmou.
Ontem, após ter obtido sua vitória na disputa pelo cargo da reitoria, ele voltou a tocar no assunto. “Os problemas de fake news vão ser resolvidos na justiça, o Raúl reitor é diferente do Raúl como pessoa física. Como pessoa física vou procurar solucionar as acusações feitas contra minha pessoa na justiça. Como reitor vou procurar somar forças para melhorar a situação dos técnicos e trabalhar com mais afinco na parte da graduação”, ressaltou.
Ele ainda acrescentou que tem planos para colocar a universidade, seu espaço físico e infraestrutura, de maneira mais ativa e participativa nas atividades culturais de Campos, inclusive que já estabeleceu contato com a Prefeitura de Campos.
A Folha acompanhou todo processo da eleição da Uenf, inclusive com entrevistas dos candidatos no programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3, nos dois turnos da eleição.
No 1º turno, a chapa 10 ficou com 41,70% dos votos, enquanto as demais chapas (11 e 12) empataram, com o percentual de 28,52% cada uma. A eleição teve 1868 votos válidos, sendo 250 votos de docentes, 405 votos de técnicos e 1.213 de discentes. Na ocasião, foram contabilizados 10 votos brancos e 26 votos nulos.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS