Série de palestras reforça prevenção, diagnóstico e tratamento do Alzheimer
17/09/2019 21:13 - Atualizado em 20/09/2019 13:56
Vinte e um de setembro é o Dia Mundial de Conscientização sobre Alzheimer, data em que se marca a necessidade de defesa e conscientização da sociedade, sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado, bem como do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com esta doença. Para lembrar a data, a coordenadora do Núcleo de Atenção Básica à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde, Deborah Casarsa, vai ministrar durante esta semana, palestras na Casa de Convivência do Parque Tamandaré, no Centro Dia do Idoso e no Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson (CDAP). A ação é uma realização da Prefeitura, através da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa).
— Nosso objetivo é disseminar informações sobre prevenção e quedas, abordando a saúde mental; emoções e potências das habilidades na terceira idade. Já no dia 27, os profissionais que lidam com pacientes com Alzheimer participarão de um curso com a professora e coordenadora do Centro de Alzheimer do Rio de Janeiro, dra. Valeska Marinho, a fim de capacitá-los para atender melhor aos idosos, reciclando os novos protocolos de atendimento e neuropsicológicos, além da abordagem e acolhimento de triagem dos pacientes tratados no Sistema Único de Saúde (SUS). Será uma semana muito proveitosa – destacou médica Deborah Casarsa.
Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson — Referência regional para o Norte e Noroeste Fluminense, o Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson, em Campos, tem registrado aumento médio anual de 5% a 10% no número de atendimento de pacientes nos últimos anos. A unidade tem investido para oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, com uma equipe multidisciplinar que atende não apenas o paciente, mas também seus cuidadores.
O evento é direcionado aos profissionais da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo e do Núcleo de Atenção Básica do Idoso da Secretaria municipal de Saúde.
Programação
Quinta-feira (18), às 9h, palestra na Casa de Convivência do Parque Tamandaré - “Memória: como potencializar suas habilidades?”.
Na sexta-feira (20), também às 9h, palestra no Centro Dia do Idoso, em Guarus - “Dia Mundial de Conscientização sobre Alzheimer”.
No próximo dia 24, às 14h será vez dos assistidos do Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson (CDAP) participarem da palestra “Cuidando do cuidador do paciente idoso”.
Já no dia 27, às 8h, curso de capacitação com a dra. Valeska Marinho, na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) direcionado aos profissionais da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo e do Núcleo de Atenção Básica do Idoso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS