Passageiros com problemas na integração nos terminais dos setores D e E
Maria Laura Gomes 16/09/2019 15:06 - Atualizado em 20/09/2019 13:53
Isaías Fernandes
As 14 vans e micro-ônibus dos setores D e E que começaram a circular nesta segunda-feira (16), para atender moradores das localidades de Três Vendas e Sapucaia e de Rio Preto. No entanto, os permissionários do transporte alimentador disseram que, por causa da empresa Rogil, a integração não funcionou da maneira prevista. Quatro vans que chegaram com passageiros ao terminal esta manhã, por volta das 7h, tiveram que devolver o dinheiro, porque os ônibus da Rogil não teriam buscado os usuários do transporte público para levá-los até o Centro. Proprietário da Rogil, Gilson Menezes diz que os coletivos atuaram normalmente, embora frise que, não havendo bilhetagem, a empresa não tem como atender a "uma solicitação de levar gente de graça".
De acordo com os motoristas dos veículos do transporte alimentador, um despachante da Rogil teria dito que atendia uma ordem da empresa para não parar nos terminais. "Trouxemos poucos passageiros e ainda tivemos que devolver o dinheiro, porque a empresa da Rogil não fez a integração, só os ônibus da Cruzeiro" contou a motorista, Josiane Ferreira, de 45 anos, no terminal E.
Já no setor D, a equipe de reportagem da Folha da Manhã acompanhou a integração, que funcionou normalmente. As vans paravam nos terminais e, em menos de cinco minutos, os passageiros passavam para os ônibus da empresa São João. No entanto, também os permissionários do setor D reclamaram da Rogil. No terminal do D, assim como no do setor E, também estava presente um despachante da empresa, repassando a mesma determinação da Rogil.
Nos dois setores, agentes do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) fiscalizam o transporte. 
De acordo com o presidente da empresa Rogil, Gilson Menezes, a integração é "entre aspas", pela falta da bilhetagem. "A Rogil opera normalmente. A integração só se consumará quando as vans estiverem equipadas com a bilhetagem eletrônica. Quando essa bilhetagem for implantada, haverá essa integração. A empresa não tem condição de atender um pedido, uma solicitação de levar gente de graça", disse.
Em nota, o IMTT informou que "está fazendo uma avaliação do primeiro dia de funcionamento dos setores D e E para os ajustes necessários".

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