Projeto de Avicultura Caipira começa a ser implementado em Campos
17/09/2019 12:21 - Atualizado em 20/09/2019 13:38
Divulgação/Supcom
Já estão em Campos, as primeiras 4.100 pintinhas para o início do projeto de Avicultura Caipira, em parceria entre Prefeitura de Campos, Colégio Estadual Agrícola Antônio Sarlo e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. As aves, todas fêmeas, vão ser criadas até a idade adulta e depois destinadas, a preço de custo, dentro de algumas semanas, a pequenos produtores rurais da Agricultura Familiar.
- O projeto abre uma importante alternativa para os agricultores familiares, que ganham mais esta opção para diversificar suas atividades aumentar a renda. Tradicionalmente, os ovos da galinha caipira têm melhor valor no mercado, como um produto diferenciado. O governo Rafael Diniz vem semeando o futuro, procurando levar ao agricultor familiar, inovações e diversificação das atividades, geração de maior receita e empregos no município - destaca o secretário municipal de Agricultura, Robson Vieira.
As pintinhas permanecem sob temperatura controlada. E a composição da ração vai mudando durante o crescimento. “Quando chegarem à idade adulta, as galinhas serão entregues aos produtores, pouco antes do Natal. Elas vão para um regime semiconfinado: uma parte do dia presa e a outra solta no campo, o que caracteriza a ‘galinha caipira’”, explica o técnico agrícola da SMA Leandro Barreto.
Quando forem entregues aos agricultores, as aves já estarão com 14 semanas. E 15 dias depois, entram na fase de postura. “Em pouco mais de 70 semanas, as 4 mil galinhas, somadas, botarão mais de 1,5 milhão de ovos”, explica o mestrando colombiano Juan Carlos Quintero. Ele atua no projeto pela Uenf, auxiliado pelo estudante Juliano Ferreira, do último ano de Técnico Agrícola pelo colégio. “Projetos assim são importantes porque auxiliam estudantes em todos os níveis”, completa o mestrando.
- É extremamente importante essa ajuda mútua, porque as pintinhas compradas pela prefeitura ajudam no trabalho com nossos alunos. O Colégio Agrícola também pode utilizar na parte prática com seus estudantes. E até alunos do IFF (Instituto Federal Fluminense) de São Fidélis também são beneficiados. E os alunos também colaboram na capacitação dos produtores - explica a coordenadora do Programa de Capacitação e Assistência Técnica em Avicultura da Uenf, professora Karoll Torres.
Fonte: Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS