Uma decisão ruim para o projeto de Gil Vianna se eleger prefeito de Campos
20/09/2019 07:00 - Atualizado em 20/09/2019 19:52
Pré-candidato a prefeito de Campos, o deputado estadual Gil Vianna imaginava que entraria no processo eleitoral desfraldando duas bandeiras: a do presidente Jair Bolsonaro e a do governador Wilson Witzel. Já não pode. É preciso optar entre uma e outra por força de uma decisão do PSL, o seu partido.
O rompimento do PSL com o governador Wilson Witzel, por determinação de Jair Bolsonaro, mas com o filho Flávio, que é senador, dando a ordem, não deixa margem de escolha para Gil Vianna e os demais 11 deputados que compõem a bancada do partido na Alerj. É seguir um ou outro.
A briga de Bolsonaro com Witzel, com reflexo direto nas eleições de 2020, é ruim para Gil, inclusive sob o aspecto eleitoral. É que, certamente, alguém ligado ao governador vai se apresentar para ser candidato no PSC.
Gil Vianna, vale lembrar, já liderou o PSL na Alerj escolhido em fevereiro, no início da legislatura. Mas quatro meses depois deixou a função cumprindo um acordo de rodízio entre os 12 integrantes da bancada.
Outro motivo alegado por Gil, para deixar a liderança do PSL, é a corrida eleitoral pela Prefeitura de Campos em 2020. Disse que teria que ir todas as segundas ao Colégio de Líderes na Alerj, quando precisa estar mais perto de sua cidade.
O detalhe é que o PSL no Rio está entranhado no governo Witzel, o que suscita o seguinte questionamento: quantos deputados vão resistir em abrir mão de muitas boquinhas hoje usufruídas por seus afilhados políticos?
No seu blog, a jornalista Berenice Seara revela que, pelos cálculos extra-oficiais do governo, cerca de 150 pessoas ocupam cargos na administração estadual graças às indicações dos deputados do PSL
Atualização às 19h50 - O blog recebeu agora há pouco a seguinte nota da assessoria de Gil Vianna: "Independente de qualquer decisão partidária, o deputado estadual Gil Vianna esclarece que o seu compromisso é com o Estado do Rio de Janeiro, onde foi eleito com 28.636 votos. Diz que, na Alerj, continuará priorizando o trabalho em prol do Estado, sobretudo, pelo interior. O parlamentar reitera, ainda, sua pré-candidatura a prefeito do município de Campos, sua cidade natal e onde construiu sua história política".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]