Campanha para ampliação da igreja de São Sebastião
25/01/2019 18:35 - Atualizado em 31/01/2019 15:56
Em Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, a Paróquia São Sebastião vai lançar amanhã (27) a campanha para a ampliação da igreja matriz. No dia 26 de abril, durante as festividades de 16 anos de sacerdócio do padre Rogério Cabral Caetano serão apresentadas a maquete e o projeto. Em seguida, acontecerá a inauguração do Centro Administrativo Paroquial.
— Nossa intenção é acomodar bem os nossos fiéis que têm aumentado nos últimos anos e a nossa igreja está ficando pequena. Sei que é um desafio e temos a certeza que conseguiremos realizar. Essa campanha é um compromisso que assumo e conto com apoio de toda a sociedade de Varre-Sai — destacou padre Rogério.
Desde a sua chegada à cidade, padre Rogério deu início às obras de restauração do patrimônio religioso. Em abril será a inauguração do Centro Administrativo com novas e modernas instalações para secretaria e outros departamentos. Uma obra realizada com apoio de toda a comunidade.
— Posso garantir que essas conquistas representam o reflexo de uma comunidade presente e ativa. Agradeço a Deus e à Nossa Senhora. Juntos já realizamos essas obras e, neste momento, vamos nos unir para este novo desafio que é a ampliação de nossa matriz — acrescentou.
Moradores falam das atividades do padre e das obras realizadas desde que chegou a Varre Sai em abril de 2011 e relatam os desafios na manutenção dos templos e novas construções.
A comerciante Elza Leite destaca que as festas e atividades religiosas movimentam o comércio. Os turistas ajudam comprando os produtos da terra contribuindo com a cidade. Segundo a comerciante, padre Rogério Cabral trouxe novas esperanças para os moradores da cidade e vem realizando um trabalho de promoção social.
— Sou católica, mas não frequentava as missas e cerimônias. Com a chegada do padre Rogério a Varre-Sai não falto a nada e vejo como muita coisa mudou em nossa cidade. Além das festas, padre Rogério está sempre preocupado em resolver os problemas que afligem a todos nós. Exemplo de padre, cidadão e de cristão que sempre nos dá o norte de vida. Estamos apostando no trabalho desse padre tão zeloso. Ele restaurou o Seminário e agora está restaurando a igreja de Santa Filomena. Está levando os jovens para a igreja. Ele é uma pessoa de personalidade e faz o que pode pelo povo sem medir esforços — disse Elza.
Segundo o pesquisador da cultura Jamilton José Vieira, nos meados do século XIX iniciou-se a construção da igreja (estilo barroco rural mineiro) e também das primeiras ruas do povoado.
Em 1913, a vila já era grande e a devoção ao santo intensa, Varre-Sai tornou-se paróquia com seu primeiro pároco, o padre Moita Calheiros. Necessitava de uma nova igreja espaçosa e vistosa, como os novos tempos ordenavam. Em 1920, iniciou-se a construção da nova igreja de São Sebastião (estilo eclético). A obra levou vários anos para ser concluída, o que se deu com o término da bela escadaria, ladeada pelas imagens dos santos apóstolos Pedro e Paulo em 7 de abril de 1939. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS