Ações culturais voltam em fevereiro
25/01/2019 18:34 - Atualizado em 31/01/2019 15:57
A próxima edição do “Quintas no Museu” será no dia 7 de fevereiro. Pela iniciativa, o Solar dos Mellos recebe a gastronomia ambulante da cidade, representantes do artesanato local e, sobretudo, curiosos sobre a história do município em visita guiada por historiador aos acervos. Novas ações no programa de 2019 estão previstas com a proposta de tornar o museu e a memória da cidade ainda mais atraentes.
“A agenda de todos os projetos será aberta na segunda semana de fevereiro e, no dia 21, a secretaria de Cultura promove, no solar, a abertura do Carnaval da cidade com o tradicional ‘Baile de Máscaras’. A partir de março, uma nova ação agregará valor ao projeto ‘Quintas no Museu’, o ‘Encontro com a Memória Afetiva’”, informou a diretora do museu, Viviane Chaves.
Educação em Empreendedorismo - A abertura da programação, no dia 7, em parceria com o Sebrae, visa oferecer Educação em Empreendedorismo no museu. A primeira oficina será a “Sei Clicar”, que vai mostrar as ferramentas fundamentais que a internet disponibiliza para a expansão de negócios. Em seguida virá, no dia 14 de fevereiro, a “Sei Planejar”, com o objetivo de assegurar os melhores resultados que atendam a expectativas e metas do microempreendedor. Depois serão a “Sei Comprar”, no dia 21 de fevereiro, que aborda sobre a relação com fornecedores, e a “Sei Vender”, em 28 de fevereiro, que apresentará conceitos de marketing e tratará da adequação dos produtos e serviços às demandas do mercado.
Memória Afetiva - A nova proposta consiste em receber colecionadores de Macaé de vários tipos de documentos históricos: postais, anúncios de jornais, entre outros, inclusive fotografias raras e inéditas de fatos históricos da cidade.
“Estes colecionadores irão falar sobre as suas peças. São artigos muito importantes, entre eles alguns adquiridos em leilões. O colecionador Alfredo Manhãs será o primeiro a mostrar o seu acervo que será digitalizado. O convidado fará uma palestra comentando sobre o contexto do documento histórico que vai ser apresentado em Datashow ao público durante as tardes do ‘Quinta do Museu’. Algumas pessoas vão poder rever a sua história, outras irão para conhecer momentos da história da cidade”, explica a produtora do Quintas, Cláudia Barreto.
O acervo digitalizado de cada colecionador passará a integrar o acervo permanente do Solar dos Mellos e, portanto, estará disponível para consulta pública e pesquisas. Isto será possível também devido a um outro novo projeto, o do site do Solar dos Mellos, que democratizará, através da internet, toda a coleção histórica da instituição. O lançamento do site está previsto para maio.
Mas além das novidades, os pedidos de “reprises” das oficinas de sucesso oferecidas no ano anterior, como a da tecelagem Círculo, serão atendidos e entrarão na programação de 2019.
A partir da segunda semana de fevereiro também terão início os agendamentos para os projetos “Visita Guiada” e “Lugares de Memória”, que integram o Programa de Educação Patrimonial do município. A marcação de grupos em companhia de historiador, deverá ser feita pelo telefone 2759-5049.
Todas as atividades que acontecem no Solar dos Mellos, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, Centro, são inteiramente gratuitas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS