Comércio na espera por compras com 13º
27/11/2018 21:45 - Atualizado em 30/11/2018 15:58
As instituições públicas e privadas têm até a próxima sexta-feira, dia 30, para pagar a 1ª parcela do 13º salário dos servidores e trabalhadores. A expectativa é de que mais de R$ 211 bilhões sejam injetadas na economia brasileira, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). E o comércio está na espera desse dinheiro para aquecer as vendas. O governador Luiz Fernando Pezão (MDB) garantiu, ontem, que vai quitar o 13° salário de 2018 dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado e deve anunciar a data do pagamento na próxima semana. Já a Prefeitura de Campos deverá divulgar uma data nos próximos dias.
Tem direito ao benefício todos os trabalhadores com carteira assinada, inclusive domésticos, rurais, temporários e aposentados. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu, acredita que muitos trabalhadores vão usar esse benefício para quitar dívidas anteriores, visando regularizar o crédito junto ao comércio:
— Acreditamos que essa medida venha refletir no crescimento entre 5% a 10% já para as vendas no comércio, a partir do Natal. No entanto, é importante que o consumidor faça uma pesquisa no comércio local, buscando o melhor preço e forma de pagamento e nas compras à vista devem pedir desconto, prestigiando o comércio campista e às vezes até superando as compras online. Todas essas medidas vão aquecer as vendas locais, gerando mais receita para o município e emprego local, destacou o presidente da Acic.
A vendedora informal Maria José de Paula acredita que as vendas para o Natal vão ser mais positivas, em relação ao ano passado. “Já observamos um maior movimento de pessoas circulando nas ruas em busca do melhor preço. E agora, com o pagamento do 13º salário, até sexta-feira, espero que as vendas continuem crescendo”, destacou.
A enfermeira Carolina Passos informou que vai utilizar uma parte para pagar algumas dívidas e o restante vai guardar para uma emergência. “Esse ano não está dando para fazer muita festa. Vou pagar umas dívidas e o restante vou colocar na poupança”, informou.
Para atrair o consumidor, os empresários campistas estão preparando promoções e descontos. O presidente da Acic lembrou que muitos consumidores de cidades vizinhas realizam suas compras em Campos. “Muitas das vezes eles vêm resolver algum problema aqui e acabam aproveitando as promoções para fazer as compras por aqui”, concluiu.
Estado e município só pagam em dezembro
O governador Luiz Fernando Pezão (MDB) garantiu, ontem, que vai quitar o 13° salário de 2018 dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado e deve anunciar a data do pagamento na próxima semana.
— Vamos fazer o pagamento com a soma de recursos do refinanciamento de dívidas do ICMS (Refis) e da arrecadação do Estado, que vem aumentando. A arrecadação do Rio foi uma das que mais cresceram no país, com uma das maiores reduções de gastos. Na próxima semana, deveremos ter a data com mais precisão do pagamento do décimo terceiro, que deve ser pago integral para todos os servidores ativos, inativos e pensionistas — explicou o governador.
Procurada, a Prefeitura de Campos informou, por nota, que divulgará nos próximos dias informações sobre o 13º salário dos servidores municipais.
(A.N.) (J.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS