Outubro Rosa disponibiliza 1,4 mil mamografias na rede de saúde
05/10/2018 18:06 - Atualizado em 05/10/2018 18:06
Supcom
A campanha do Outubro Rosa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que neste ano tem o tema "O Direito é seu, mas a luta é nossa", vai disponibilizar à população mais de 1.400 exames de mamografia, que poderão ser marcados neste mês e também em novembro.
O encaminhamento para a realização do exame será dado à paciente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), após consulta e avaliação do médico ginecologista sobre a necessidade ou não da mamografia, assim como de outros exames.
— Uma vez que haja a necessidade da mamografia, o médico dará o encaminhamento para que a paciente procure as unidades hospitalares Dr. Beda, Santa Casa de Misericórdia, Álvaro Alvim e Hospital Geral de Guarus. Importante lembrar que não será possível a marcação diretamente nesses hospitais — explica uma das coordenadoras da Campanha Outubro Rosa Camila Silveira.
A primeira ação da Campanha aconteceu na última quarta-feira, no pátio do Centro de Saúde, com rodas de conversa sobre a conscientização das mulheres e a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Foi realizada também a distribuição de material informativo sobre a campanha.
— É importante ressaltar que a mulher não deve se preocupar com a prevenção da doença somente no mês de outubro, e sim o ano todo — concluiu Camila.
Outras atividades especiais estão programadas para este mês.
— O fundamental em todas essas ações é a conscientização da mulher sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, de fazer exames regularmente, conhecer seu próprio corpo e ter uma atitude empoderada sobre a sua saúde — concluiu a subsecretária Geral, Valéria Lopes. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS