Ação em defesa de menores
Virna Alencar 18/08/2018 16:29 - Atualizado em 20/08/2018 13:30
Começa nesta terça-feira (21), em Campos, uma campanha de conscientização em socorro à criança e ao adolescente vítimas de violência. O assunto será discutido em escolas estaduais e municipais da cidade envolvendo pais, professores e estudantes. A programação prevê palestras com delegados da região e profissionais de diferentes segmentos. A abertura acontece às 16h, no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (Cemstiac), situado na rua Doutor Lacerda Sobrinho, no Centro. A campanha segue até o dia 19 de novembro, quando é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Abuso Infantil.
Criado pelo guarda municipal Ivan Silva Souza, a campanha faz parte da comemoração dos 14 anos de fundação do projeto social “A Criança Pede...”. O tema “Violência doméstica contra crianças e adolescentes, para além dos muros”, tem como objetivo reduzir os altos índices de violência contra a criança e o adolescente ajudando a prevenir os mesmos em situação de risco, no lar, escola e em vulnerabilidade social, assim, inibindo a reincidência e também novos casos de violência, como em situações de mendicância, exploração infantil, vias de fato e outros.
Ivan disse que a campanha também visa à propagação e o cumprimento do artigo 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente: “Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra a criança ou adolescente”.
— Acho importante a adesivação desse artigo nas escolas. Quero nessa campanha que todos tenham esse intuito de socorrer a criança e cumprir esse artigo, que tem a punição de medida administrativa. Os delegados também vão abordar o assunto no âmbito criminal, uma vez que pode ser configurada a omissão de socorro, conforme o Código Penal — disse o organizador que também atua no Departamento Pedagógico da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece).
Os encontros contam com a participação do delegado titular da 144ª Delegacia de Polícia (DP) de Bom Jesus do Itabapoana (BJI), Márcio Caldas Dias Mello e do delegado titular da 145ª DP, de São João da Barra, Carlos Augusto Guimarães. Entre os palestrantes também estão a psicóloga Nádia Paes e a pedagoga e socióloga Jussiara Bastos Ribeiro.
Diretores de escolas municipais e estaduais interessados em debater o tema podem ligar para: (22) 997107168.
Adolescente de 14 anos vítima de estupro
Em Campos, o último caso de violência foi registrado na última quarta-feira (15) e vitimou uma adolescente de 14 anos. Ela fez uma denúncia à Polícia Militar (PM) sobre um estupro que ela teria sofrido dentro de um vestiário abandonado de um campo de futebol, localizado no Parque Eldorado, no subdistrito de Guarus, em Campos. O suspeito é um parente distante da jovem.
Os agentes foram informados de que o suposto autor do abuso sexual ia com frequência para a residência em que a garota morava, no Parque São Silvestre. Os militares fizeram buscas pelo homem, mas ele não foi encontrado.
Depois de a adolescente ser submetida a exames, foi constatado que houve ato sexual. A ocorrência é investigada na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS