Andar superior da Lyra de Apollo sedia ensaio
Matheus Berriel 27/04/2018 18:10 - Atualizado em 30/04/2018 16:52
Maestro Ricardo Azevedo
Maestro Ricardo Azevedo / Folha da Manhã
Depois de 28 anos, a Sociedade Musical Lyra de Apollo ensaiará pela primeira vez no segundo andar de sua sede desde o incêndio que a atingiu, em 1990. O ensaio inaugural da reforma está marcado para as 15h deste sábado (28). Antes, às 14h30, haverá uma solenidade religiosa. O evento é aberto ao público. A sede da Lyra de Apollo fica na praça do Santíssimo Salvador, ao lado da Cadetral.
— É uma sensação muito gostosa estar voltando para casa, porque, desde o incêndio, em 1990, nós ficamos sem paradeiro certo, ensaiando um dia em cada lugar. Já ensaiamos na Associação de Imprensa Campista; no Museu, que era um prédio velho, caindo; ensaiamos na rua, apenas guardando os instrumentos na banda; no Teatro de Bolso; enfim, fomos rodando. Agora, vamos, finalmente, voltar para o alto do prédio. Estamos com o assoalho pronto há um ano e, agora, conseguimos fazer a escada, de maneira que voltamos a ter acesso ao prédio — comemorou o maestro Ricardo Azevedo.
Apesar da reabertura, a reforma ainda não está completa. Faltam etapas como reembolso e ajustes na fachada e nas partes elétrica e hidráulica. Os gastos são altos. Só a escada custou R$ 27 mil, respeitando a preservação do patrimônio histórico, visto que o prédio é tombado.
— Até agora, gastamos quase R$ 1 milhão, com nossos próprios recursos. Temos duas lojas alugadas. O aluguel dessas lojas foi o que nos garantiu. Agora, uma delas está fechada. Fomos guardando o dinheiro e fazendo a reforma por etapas. E também tivemos muita colaboração do nosso engenheiro, o Humberto das Chagas Neto, que chegou junto com a gente, não cobrou nenhum preço absurdo, para poder nos ajudar. Enfim, é uma sensação muito boa, mexe muito com o interior da gente esse reinício das atividades na sede — disse o maestro.
No próximo dia 19 de maio, a Lyra de Apollo vai completar 148 anos. Uma apresentação está prevista para o Calçadão, pela manhã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS